Gravidez na adolescência preocupa, argumenta deputado
Projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa determina que escolas públicas levem aos estudantes informações sobre planejamento familiar. Temas como: sexualidade, maternidade e gravidez são alguns assuntos sugeridos para serem abordados dentro do âmbito escolar.
Segundo o autor do projeto, o deputado Edvaldo Souza (PSDC), os índices alarmantes de gravidez na adolescência preocupam a sociedade, e a escola deve participar levando informações que ajudem os estudantes a compreenderem o que é planejamento familiar. “Teremos famílias mais alicerçadas através dessas orientações”, disse.
De acordo com o texto da lei, aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais, o planejamento familiar é assegurado pela constituição e a falta de iformação sobre assuntos como: sexualidade, puberdade, maternidade, reprodução humana e gravidez, por exemplo, gera transtornos para o planejamento e a educação familiar. Esses temas, segundo Edvaldo Souza, devem ser tratados por especialistas de cada área, através de palestras e encontros promovidos nas escolas. “A idéia é sempre levar uma pessoa que tenha conhecimento pedagógico, psicopedagógico sobre orientação sexual. Cabe a direção da escola tomar essa providência”, completou.