Depois de baixar o aplicativo no seu celular, você poderá iniciar o cadastro através do número do seu CPF
Crédito: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil
Faltam apenas 16 dias para as eleições 2022 no Brasil. Mediante a isso, é importante ficar atento aos documentos que serão aceitos na hora de votar. Vale lembrar que, caso o eleitor não esteja com título em mãos, poderá usar outros documentos oficiais de identificação com foto. Uma sugestão que pode ser útil – é o e-Título.
“Os documentos oficiais entram aí: passaporte, carteira de trabalho, carteira de profissionais, carteira de profissionais – que são documentos oficiais de identificação”, explica a diretora geral do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, Rosangela Magalhães.
Além disso, também podem ser aceitos a identidade, carteira de motorista com foto, e certificado de reservista também serão aceitos. Mas, para quem precisa de informações como zona eleitoral e está sem o título físico, uma boa alternativa é o aplicativo e-Título.
“Além dele de ter as informações do título do eleitor, ele também tendo a fotografia, pode ser utilizado como documento com foto para fins de votar, para se identificar na seção eleitoral. Se o aplicativo não tiver a foto, é porque não houve a coleta da biometria ainda da pessoa que está com o tempo parado de coleta biométrica. Dessa forma, ele pode apresentar o título com o e-Título”, afirma Magalhães.
Criado em 2017, atualmente está ainda mais fácil acessar o e-Título. Depois de baixar o aplicativo no seu celular, você poderá iniciar o cadastro através do número do seu CPF.
“É um aplicativo normal que existe nessas lojas de aplicativos. Tanto na plataforma iOS como no Android. Dessa forma, é só baixar gratuitamente e fazer um pequeno cadastro nos dados pessoais, responde ali a uma ou duas perguntas que já fazem parte do cadastro da pessoa dentro da Justiça Eleitoral”, finaliza a diretora.
Além disso, o e-Título está mais acessível para as pessoas com deficiência visual, baixa visibilidade ou daltonismo. E ainda é possível, através do aplicativo, justificar a ausência ao pleito no dia da eleição e também após o dia de votação.
Com informações de Aline Rocha para TV Gazeta