Os eleitores do Acre irão exercer neste domingo (06) um dos direitos mais importantes da democracia: o voto. Com o início da votação às 6h e o encerramento às 15h, é crucial que os eleitores se atentem ao horário, uma vez que, após o fechamento das urnas, poderão votar apenas aqueles que estiverem na fila e receberem uma senha de confirmação.
A diretora-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC), Rosana Magalhães, reforçou as orientações para o dia da eleição.
Aplicativo e-Título
O aplicativo e-Título, uma das ferramentas digitais mais usadas pelos eleitores, não poderá ser baixado ou atualizado no domingo. Os interessados devem garantir essa atualização até sábado, às 23h59. A medida foi tomada por questões de segurança e para evitar sobrecarga no sistema. Porém, o aplicativo “Resultados” poderá ser baixado no domingo, permitindo que os eleitores acompanhem em tempo real a apuração dos votos.
Documentação
Para quem prefere votar de forma tradicional, levando o título impresso e documento com foto, a ausência de biometria não será um impedimento para o voto. Segundo Rosana, o eleitor pode ser identificado pelos documentos tradicionais, assegurando a participação no pleito.
Manifestações
Um ponto importante a ser observado pelos eleitores é sobre as manifestações no dia da eleição. É permitido o uso de camisetas, broches ou outros adereços relacionados ao candidato, desde que seja de maneira individual e silenciosa. Qualquer tipo de abordagem de eleitores ou entrega de material de campanha nas proximidades das seções eleitorais é proibido.
Transporte Público
Além disso, Rosana informou que o transporte público será gratuito no dia da eleição, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso ao local de votação. Em caso de dúvidas, denúncias ou necessidade de informações adicionais, o TRE/AC disponibiliza o número 148, opção 5, para atendimento ao eleitor.
“A recomendação é clara: vote com antecedência, aproveite o domingo para escolher os representantes que terão impacto direto na vida da comunidade.”, finaliza a diretora-geral.