O município de Rio Branco segue com diversos acidentes sendo registrados quase todos os dias, muitos deles evidencia a imprudência e a falta de atenção dos condutores. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC), o estado registrou um aumento de mais de 11% no número de vítimas de trânsito sem óbitos nos primeiros dois meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2023. Já em Rio Branco, esse aumento chega a 14,5%
Na noite desta terça-feira (14), situação não foi diferente, a equipe de reportagem do programa Gazeta Alerta, composta pela repórter Rose Lima e o cinegrafista Cléryston Amorim, conseguiram flagrar cinco vítima de acidentes de trânsito em menos de meia hora na capital acreana.
De acordo com as informações da equipe, a primeira vítima estava em uma bicicleta e foi atingida por um carro, o condutor não prestou nenhum socorro e fugiu do local. Ainda neste momento, enquanto a equipe gravava, mais três vítimas chegavam ao local, dessa vez envolvendo motocicletas e um pedestre.

Segundo informações de testemunhas que estavam no local, o casal que não foi identificado estava em uma motocicleta, quando uma pessoa em situação de rua entrou na frente deles de forma inespera, e fez-se com que o acidente ocorresse.



Vale lembrar que cerca de 65% das vítimas fatais em acidente de trânsito no Acre em 2023 são motociclistas, dados também obtidos pelo Detran.
Além disso, o superintendente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Rio Branco (RBTrans), Clendes Villas Boas, destacou que a maioria dos acidentes envolvem motocicletas. Além disso, ressaltou a importância da responsabilidade dos condutores ao utilizarem os veículos de forma segura e defensiva. O aumento no número de sinistros com motociclistas tem sido alarmante, com casos de desrespeito às regras de trânsito, o que resulta em um maior risco de acidentes com vítimas fatais e lesionadas.
“E a gente percebe que o maior número de acidentes são com motociclistas, transporte duas rodas, por motivo da irresponsabilidade e imprudência. A gente vê constantemente furando sinais, cruzando pela faixa da direita, causando com isso o maior risco e o maior número de sinistro com pessoas lesionadas e com vítimas fatais que lamentavelmente têm crescido bastante em Rio Branco”, explica o superintendente.
Já próximo do final da reportagem, Rose Lima confirma com o socorrista do Samu mais uma vítima de acidente de trânsito, no momento em que chegava ao Pronto-Socorro.

Entenda mais sobre o assunto
Segundo dados produzidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), 90% dos acidentes ocorrem por imprudência. Aliado a isso, o Acre teve um grande aumento no número de acidentes em 2023, por isso, o Ministério Público do Acre (MPAC), no dia 18 de abril deste ano realizou uma reunião com o Detran e o Batalhão Policiamento de Trânsito (BPTran) para discutir sobre esses índices.
O promotor de Justiça Rodrigo Curti destacou a importância da integração entre os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública e expressou preocupação com o aumento dos acidentes graves, especialmente na capital.
“Estamos preocupados com altos índices de acidentes graves que têm ocorrido no nosso estado, e nós, antes de qualquer coisa, queremos saber quais são as providências que estão sendo tomadas e se tem algum plano de ação”, disse.
Clique aqui e assista a reportagem transmitida no programa Balanço Geral.