O nível do Rio Acre tem apresentado um aumento significativo nos últimos dias. De acordo com a medição realizada nesta quinta-feira (13), às 5h38, o nível do rio alcançou 10,90 metros, apenas 2,50 metros abaixo da cota de alerta (13,50 metros) e 3,10 metros abaixo da cota de transbordamento (14 metros).
Esse aumento é resultado dos altos índices de chuva registrados na região, com 20 milímetros de precipitação nas últimas 24 horas. A Defesa Civil de Rio Branco tem emitido boletins diários como parte do plano de contingência, com objetivo de minimizar os prejuízos causados pela cheia na capital.
Segunda etapa do plano de contingência
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, a nova etapa do plano exige que a medição do nível do rio passe a ser realizada a cada três horas, além da mobilização de equipes para um acompanhamento mais rigoroso das áreas de risco.
“Já estamos monitorando de perto 10 bairros que podem ser impactados pelo Rio Acre e outros locais suscetíveis a enxurradas. O Parque de Exposições, onde são montados os abrigos emergenciais, já foi limpo e está pronto para ser utilizado, caso necessário”, afirma Falcão.