Nesta quinta-feira, 03, a Tv Gazeta e o Instituto Real Time Big Data divulgaram os resultados da última pesquisa realizada nesse período eleitoral. Um cenário de possível segundo turno foi analisado e traz o atual prefeito Tião Bocalom (PL) na frente, com 53% das intenções de voto.
Em segundo lugar, o ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB) registrou 38% da preferência entre os entrevistados.
Rio Branco é a única cidade do Acre onde a realização de um segundo turno é possível. A Constituição Federal e a Resolução TSE nº 23.734/2024 estabelecem que apenas cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar podem avançar para essa fase, caso nenhum candidato obtenha a maioria absoluta na primeira etapa da eleição.
Aprovação dos líderes em Rio Branco
A pesquisa recente revelou ainda números expressivos sobre a aprovação de lideranças políticas em Rio Branco. O atual prefeito, Tião Bocalom (PL), ostenta uma taxa de aprovação de 64% entre os eleitores, enquanto 31% desaprovam sua gestão. O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), também apresenta índices positivos, com 52% de aprovação e 42% de desaprovação.
No entanto, o cenário é bem diferente para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A pesquisa aponta que 60% dos entrevistados desaprovam seu governo, enquanto apenas 34% expressam aprovação. Outros 6% não souberam ou não quiseram opinar.
A pesquisa foi realizada entre os dias 1 e 2 de outubro, com uma amostra de mil entrevistados. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e apresenta um nível de confiança de 95%. Os dados foram registrados no Tribunal Regional Eleitoral sob o número AC – 05312/2024.