O número de leitos ocupados nas UTI’s no estado, é de um pouco mais de 76%
O número de leitos nas Unidades de Terapias Intensivas (UTI’s) ocupados no estado do Acre, é de um pouco mais de 76%, contudo a maior preocupação é nos leitos do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into/Acre), que possui uma grande taxa no número de ocupação.
“Atualmente a gente está com cerca dos 76% dos leitos de UTI’s do estado ocupados, no Juruá a ocupação passa de 50%. Já no Into, de 20 leitos, estamos com 19 ocupados, com isso taxa de ocupação de 95%, e isso confirma os dados da [ Fundação Oswaldo Cruz] Fiocruz, que foi emitido no último boletim deles, o qual estaríamos com estado crítico em relação a UTI’s”, explicou o Gabriel Mesquita.
Quando perguntado de como estaria os cenários dessa doença daqui umas semanas no estado, Gabriel afirmou que de acordo com o informações emitidas pelo Centro de Informações Estratégicas de Minas Saúde, o Acre está em tendência de queda no número de casos, contudo, tem se observado um grande número de internações, casos que tem se agravado, e com isso foi feito uma correlação com pessoas que realmente não completaram esquema vacinal.
“Apesar dessa tendência de queda, agente ainda tem um número de reprodução muito grande, ou seja, a cada 100 pessoas [que são infectadas pela covid-19], elas infectam mais 149 pessoas, e isso é um número muito alto de reprodução da doença, então apesar da tendência de queda ainda é preocupante, a pessoa precisa tomar os devidos cuidados, a população precisa se vacinar”, explicou Mesquita.
Com isso, mediante os cenários de impasses da doença, o chefe de DVS, alerta para imunização contra doença. “As pessoa precisam se vacinar, e aproveitando isso, gostaríamos de convidar a população hoje e amanhã para se vacinar no Via Verde Shopping”, concluiu.
Com informações de Márcio Souza para TV Gazeta