Estudo aponta qual a melhor época para plantar milho
Anualmente, o Acre produz entre 30 e 40 mil toneladas de milho. Para aumentar essa produção, a Embrapa realizou um zoneamento agrícola que aponta a melhor época para plantar os grãos.
Com os estudos, ficou claro que os períodos mais propícios para a plantação dessa cultura são outubro e novembro, na primeira safra, e entre fevereiro e março, na segunda safra, ou safrinha como também é chamada.
Essa análise garante o seguro agrícola para o produtor. Como já sabe quais os meses mais indicados para semear os grãos, os riscos ficam menores e assim aumenta a possibilidade de pegar créditos financeiros para investir no setor. “A partir desses estudos, nós enviamos para o Ministério da Agricultura, e o Ministério da Agricultura envia para o Banco Central, que orienta o seguro rural e a política agrícola que está associada. Então são menos riscos para o produtor, mais ganhos para o sistema de crédito rural em beneficio da agropecuária”, explicou o pesquisador da Embrapa-AC, Idésio Franke.
A colheita dura em torno de quatro meses. Este mesmo trabalho foi realizado com a soja e a mandioca no Acre.
Os estudos apontaram que a plantação de milho ajuda na integração lavoura/pecuária, para isso basta plantar junto as forrageiras, que são as gramíneas. Quando os grãos forem colhidos o local já fica pronto para receber o gado. “A lavoura milho/pecuária ajuda na recuperação das pastagens e minimização dos riscos em função de que quando você planta a gramínea junto com o milho você recupera a pastagem porque você tem uso de fertilizantes e calcário e o custo da recuperação de pastagem fica praticamente zero”, conclui o pesquisador.