Por Thaynara Farias
Para você que está entrando agora na Universidade Federal do Acre e está ansioso, animado, preocupado e/ou perdido, este texto é ideal para o situar sobre as diversas atividades extra classe realizadas dentro da UFAC. O semestre letivo obviamente é o principal compromisso a ser seguido, todavia, não se deve negar o quão cansativo e estressante ele pode ser, é nesse contexto que apresento alguns dos programas os quais você pode recorrer em busca de lazer dentro da própria Instituição.
Primeiramente, meu objetivo maior com este texto é trazer o entendimento acerca dos movimentos culturais e sociais criados pelos próprios discentes da universidade, com o fito de diminuir o cansaço e o estresse ocasionado pelos estudos e demais trabalhos acadêmicos.
Começamos então pelo evento mais esperado do ano para os atletas, o ORJIA (Organização dos Jogos Inter Atléticos), nome bastante peculiar o qual simboliza a junção das 25 atléticas da UFAC em uma competição que gera muita interação entre todos os cursos da universidade, momentos felizes, entretenimentos com as rivalidades entre atléticas (de forma amigável, claro) e incentivar a prática da atividade física que libera serotonina e endorfina que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, tornando-se assim, importantíssimo para quebrarmos esse ciclo em que é imposto sobre nós estudantes de que devemos nos afundar em estudos, projetos de extensão, TCC´s, etc.

Obviamente que os estudos é o nosso compromisso mais importante, mas devemos nos atentar a ter momentos divertidos nesse meio todo para fazer dessa passagem na faculdade um momento memorável em nossas vidas. E é assim que surge o ORJIA, criado no ano de 2015, traz justamente essa proposta de oferecer aos estudantes uma forma de lazer dentre todas as obrigações com os estudos. Atualmente se divide em jogos de mesa como truco, jogos online como Free Fire e jogos de quadra, além de natação e vôlei de areia.
Sendo assim, outro ponto importante nesse misto de interações e esportes, surge as criações das Associações Atléticas Acadêmicas, como a que eu faço parte e sou diretora a A.A.A.H Perversa, criada no ano de 2016, unificando os cursos de licenciatura e bacharelado em História. Dito isso, a atlética de história desenvolve um papel fundamental na interação dos discentes dos três turnos, nos movimentos estudantis e sociais também, e obviamente nos esportes.

Para aqueles que não são amantes de esportes, tem outras opções esplêndidas que valem muito a pena conhecer, como por exemplo o Cine Coliseu, idealizado pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes), o cine coliseu nada mais é do que um cinema a céu aberto, todas as quintas-feiras, às 18 horas, é exibido filmes de todos os gêneros, localizado no coliseu da Ufac. Criado no ano de 2023, também tem como grande objetivo tornar a vida acadêmica mais leve e divertida.

Ainda nesse mesmo local, todas as segundas-feiras ocorre a batalha da ufac onde temos batalhas de rimas e poesias faladas, foi um movimento que se iniciou no ano de 2023 e traz uma pegada mais artística, onde os estudantes e amigos externos podem se expressar livremente em suas rimas, poesias e artes. Conforme ressalta o estudante de psicologia Davi Nogueira, idealizador do projeto dentro da Ufac, esse movimento é uma atividade benéfica para a saúde mental devido à interação social tanto de quem assiste quanto quem participa, além de contribuir para levar a comunidade não universitária que é majoritariamente de bairros da periferia de Rio Branco para dentro da universidade.

Percebemos assim, o papel fundamental dessas atividades para estabelecimento de vínculo entre universidade e sociedade, onde ampliam as possibilidades de permanência e acolhimento, assim como incentivo para adentrar à instituição, promovendo ensino e lazer. Principalmente como uma espécie de uma sociedade à parte é criada pelos próprios discentes da Ufac onde, ao adentrarem à universidade vão encaixando-se e achando seu local ou grupo social-cultural.
E para quem deseja conhecer um pouco mais sobre essas atividades, segue os perfis do instagram dos respectivos movimentos citados: Orjia (@ligadasatleticasufac) , Cine Coliseu (@cine.coliseu) e Batalha da Ufac (@batalhadaufac).
___________
Bacharelanda em História pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Membro do Centro Acadêmico de Bacharelado em História Pedro Martinello CABH). Bolsista do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI).