Quem se preparou tem que confiar em si mesmo
Neste sábado iniciam as provas do Exame nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. No Acre, mais de 67 mil candidatos se inscreveram. Diante da possibilidade de alcançar uma vaga em universidades públicas, os estudantes estão apreensivos e nessa hora o nervosismo pode atrapalhar.
Em todo país, mais de 8,7 milhões de candidatos estão inscritos para participar no Enem 2014, que acontece neste final de semana. No Acre, as provas são realizadas em 183 locais. Nesta edição, Jordão e Santa Rosa do Purus, localidades isoladas do Estado promovem o exame pela primeira vez, totalizando 17 municípios com a oferta do Enem.
Segundo o diretor de ensino da Secretaria Estadual de Educação, Josenir Calixto, a partir de 2007 a estratégia tem sido preparar os alunos da rede pública desde os anos iniciais. A ideia é formar estudantes leitores e escritores. O Ensino Médio, de acordo com ele, vem para consolidar o trabalho feito anteriormente.
Os segundos e terceiros anos do ensino médio na rede pública ganharam uma hora a mais de aula, para reforçar os estudos, visando também o Enem. No período, os professores promovem oficinas com temas interdisciplinares, onde os alunos encontram mais dificuldade.
“A vida exige que tenhamos conhecimentos e competências para resolver problemas. Não se abre a caixinha de Português, Biologia e Matemática na hora de resolver um problema: você mobiliza os conhecimentos, um conjunto de componentes”, explicou.
A estudante Pamela Távora participa pela segunda vez do Enem. Na primeira oportunidade ela conseguiu 560 pontos, desta vez a meta é alcançar no mínimo 700 pontos. “O curso que eu pretendo cursar tem nota de corte muito alta e pretendo superar os limites do ano passado, atingindo um bom resultado”, disse.
Hermes Costa fez como milhares de candidatos que durante todo o ano, estudaram em cursinho pré-Enem. Ele também se empenhou em casa pra garantir o ingresso no curso de Medicina. “Me dedico a Biologia, Matemática e Redação que são mais importantes para eu passar em Medicina”, explica.
Hermes não pretende estudar de hoje para amanhã. Ele acredita que está preparado, mas mesmo assim, não consegue controlar o nervosismo. “Estou tentando controlar, mas tá difícil”, afirma.
O nervosismo pode atrapalhar e muito na hora de responder as questões, então o conselho dos profissionais de educação aos candidatos é: mantenha a calma e relaxe até amanhã. Outra dica importante aos candidatos do Acre é quanto a alimentação e o horário. Os portões dos locais de prova se fecham às 10 da manhã então é bom estar bem alimentado por que vai ultrapassar o horário de almoço.
O tempo mínimo de duração do primeiro dia de provas é de 4 horas e meia, para resolver questões de ciências humanas e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo, além da redação, os candidatos responderão questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática, nesse dia o período é maior, com 5 horas e 30 minutos de exame.