O grupo Vitória Régia, composto por três estudantes do Instituto Federal do Acre (IFAC) de Rio Branco, conquistou a medalha de bronze na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada nos dias 17 e 18 de agosto em Campinas, São Paulo. O feito é ainda mais notável, considerando que as alunas competiram contra 148 equipes de todo o Acre e mais de 50 mil equipes inscritas em todo o Brasil, somando cerca de 150 mil estudantes.
As medalhistas Isis Fontinelli, Isabelle Cristini e Laryssa Santos destacaram-se entre as 70 melhores equipes do país, após passarem por seis fases desafiadoras ao longo de maio e junho. A professora Flávia Alves, coordenadora do projeto no campus do IFAC, celebrou o resultado como um reflexo do árduo trabalho realizado com as alunas desde o início do ano. “A nossa participação, o resultado final com a medalha de bronze e honrar o mérito demonstram todo o esforço desde o início do ano”, afirmou a professora.
Laryssa Santos, integrante da equipe Vitória Régia, ressaltou a importância do esforço coletivo e da dedicação às pesquisas e estudos. “Todo o tempo que passamos estudando e pesquisando na Olimpíada deu resultado e agora podemos aproveitar a emoção de estar entre as melhores do Brasil”, disse Laryssa.
Além da vitória da equipe Vitória Régia, o Acre também foi representado pela equipe Naua, composta por Anna Tereza, Edson Silva e Sophia Lima, que receberam a medalha de cristal em honra ao mérito. A equipe, que cursa o segundo ano do ensino médio, se posicionou entre as 340 melhores do país na competição. Como reconhecimento, cada integrante receberá uma bolsa de iniciação científica no valor de R$ 300,00 durante 10 meses.
Edson Silva expressou o sentimento de conquista e gratidão, destacando a importância da orientação da professora Flávia Alves para o sucesso da equipe. Sophia Lima, por sua vez, celebrou a oportunidade de representar o Acre e viajar com os amigos, enquanto Anna Tereza já projeta novos desafios: “Ano que vem o desafio é voltar lá e trazer o ouro.”
Com informações do repórter Marilson Maia para TV Gazeta