Devido a baixa procura pela vacina contra a dengue, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) ampliou o público alvo. A partir desta sexta-feira (19), pessoas de 4 a 59 anos ficam permitidas a tomar o imunizante em todas as cidades com doses disponíveis.
De acordo com o responsável pela enfermaria da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Ivonete, em Rio Branco, Cledson Mesquita, conta que, atualmente, a procura na regional estava mediana, quando comparada a outros postos da cidade.
“A procura está mediana. Quando estava habilitada naquela faixa etária de crianças e adolescentes estava bem baixa a procura. A partir do momento que teve essa ampliação, já pegando para crianças de seis até adultos de 59 anos, houve um aumento”, conta Mesquita.
Além disso, ele afirma que clama para a população levar o máximo de pessoas possíveis, que estão dentro dessa faixa etária, para vacinar. A vacinação ocorre até o final de abril, quando as doses devem perder a validade, ou até acabar o lote disponível.
“A gente clama pela população. Tragam suas crianças, seus filhos, seus parentes que estão contemplados nessa faixa etária que foi disponibilizada, para vacinar. A vacina vai ser até agora o final de abril”, pontua o coordenador da enfermagem.
Contraindicações
Os profissionais da saúde, devido algumas contraindicações, pedem que as pessoas que apresentam sintomas de febre e gripe esperem um pouco de tempo para ir buscar a vacinação.
“A gente tenta pedir para quem está com febre ou gripe, no momento, para esperar um pouquinho de tempo, porque pode a ver um conflito de sintomas. Porque aí você não sabe se são sintomas gripais ou algum tipo de reação à vacina”.
Com informações da repórter Débora Ribeiro para a TV Gazeta