Moradores de cinco municípios do Acre enfrentaram dois apagões que interromperam o fornecimento de energia elétrica em 63 mil residências e comércios, neste domingo (16). Os municípios afetados foram Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima. A Energisa, empresa responsável pelo fornecimento de energia na região, emitiu uma nota nesta segunda-feira, 17, para se pronunciar sobre os ocorridos.
O primeiro apagão ocorreu na madrugada de sábado para domingo, entre 2h24 e 3h40. Já o segundo corte no fornecimento de energia aconteceu no início da noite de domingo, das 18h22 às 19h32. A Energisa Acre informou que as interrupções foram causadas por falhas no sistema de suprimento, de responsabilidade da Transmissora de energia.
“A Energisa Acre informa que neste domingo (16/02) houve duas ocorrências no sistema de suprimento, de responsabilidade da Transmissora de energia, que provocou interrupções no fornecimento de energia elétrica para os municípios de Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mancio Lima”, destaca a nota.
A empresa destacou que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação da operação de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), analisa as causas dos apagões. A Energisa afirmou que neste momento atua em conjunto com o ONS e a Transmissora responsável para evitar novas ocorrências.
Este não foi o primeiro problema relacionado à energia elétrica no estado nesta semana. Em Rio Branco, alguns bairros também enfrentaram um apagão na última semana, por volta das 22 horas. Os moradores dos municípios afetados relataram transtornos causados pela falta de energia, que impactou tanto o comércio quanto às residências. A população aguarda soluções definitivas para evitar que novos apagões ocorram no futuro.
Veja nota na íntegra:
A Energisa Acre informa que neste domingo (16/02) houve duas ocorrências no sistema de suprimento, de responsabilidade da Transmissora de energia, que provocou interrupções no fornecimento de energia elétrica para os municípios de Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mancio Lima. O primeiro fato ocorreu às 02h24 e o sistema foi normalizado às 03h40 da manhã, já o segundo 18h22, com restabelecimento às 19h32.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação da operação de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) está analisando as causas da interrupção.
A Energisa está atuando junto ao ONS e Transmissora responsável para evitar novas ocorrências.
Estagiário supervisionado por Gisele Almeida