A ausência de uma delegacia em Brasileia, município localizado na fronteira do Acre com a Bolívia, tem dificultado o registro de ocorrências e distorcido os dados oficiais sobre criminalidade na região. Há mais de um ano, o prédio que abrigava a unidade policial está interditado devido aos danos causados pela última enchente do Rio Acre, no aguardo de reformas ou a construção de uma nova sede.
Sem um local para registrar crimes, muitos moradores desistem de procurar a polícia, o que impacta diretamente as estatísticas oficiais e mascara a realidade da segurança pública na área.
Embora os últimos números da Secretaria de Segurança apontem uma redução na criminalidade, especialmente em relação a mortes violentas, os casos de assaltos e furtos têm crescido. No entanto, esses crimes não aparecem nas estatísticas governamentais, já que muitos não são formalmente registrados.
A situação é ainda mais crítica em Epitaciolândia, cidade vizinha, onde a única delegacia disponível enfrenta superlotação e demora no atendimento, pois concentra a demanda de mais de 50 mil habitantes das duas cidades. O deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos) destacou que a falta de uma delegacia em Brasileia, município estratégico pela localização na fronteira com a Bolívia, é um problema grave.
“Na prática, os números de furtos, roubos e assaltos diminuíram, mas foi em relação aos registros. A sensação de insegurança ainda é grande na região”, afirma.
Ele criticou a proposta do governo de reformar o prédio antigo, já que a área é frequentemente afetada pelas cheias do Rio Acre, e defendeu a construção de uma nova unidade em local mais seguro. Hassem informou que já enviou um ofício à Secretaria de Segurança do Estado e ao diretor-geral da Polícia Civil, Dr. Henrique, solicitando uma solução urgente.
“Fizemos um pedido ao governo do estado, pois já completa um ano que Brasileia está sem delegacia. O Dr. Henrique me garantiu que, nos próximos dias, fará uma intervenção”, conclui o deputado.
Matéria em vídeo produzida pelo repórter Adailson Oliveira para a TV Gazeta