A terceira etapa do Festival Pachamama: da Floresta aos Andes tem início nesta terça-feira, 10 de dezembro, marcando o começo de cinco dias intensos de cultura e cinema em Rio Branco, Acre. Com abertura oficial às 19h no Cine Teatro Recreio, o evento, que chega à 12ª edição, oferece uma programação gratuita e acessível para todos os públicos, incluindo interpretação em Libras para pessoas surdas.
O festival, realizado pela Saci Filmes e viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, percorreu cidades no Brasil, Bolívia e Peru entre outubro e novembro. Agora, encerra a programação anual no Acre com uma série de atividades que incluem exibição de filmes, debates, formação cultural e atrações itinerantes, abrangendo espaços como a Filmoteca, o Museu dos Povos Acreanos e a Casa Rio.
Destaque na abertura
A programação de hoje conta com a exibição do longa-metragem “O Clube das Mulheres de Negócios”, dirigido por Anna Muylaert, às 19h30. O filme inaugura as exibições cinematográficas do festival no Cine Recreio e promete atrair público variado.
Programação diversificada
Com atividades que vão até o dia 14 de dezembro, o Festival Pachamama oferece atrações como sessões acessíveis, programas de curtas-metragens e masterclasses sobre roteiro, além de exibições itinerantes em Senador Guiomard. Entre os destaques da programação estão filmes brasileiros premiados e produções internacionais.
Encerramento e Pachafesta
No sábado, 14 de dezembro, o festival se despede com a exibição do filme “3 Obás de Xangô”, seguido pela aguardada Pachafesta na Casa Rio, um espaço de celebração e integração cultural.
Para acompanhar mais detalhes da programação e atualizações, siga o perfil oficial no Instagram: @festivalpachamama.