Firebird é um filme estoniano do gênero drama que foi lançado oficialmente em 2022 e é inspirado em uma história real, que se passou durante a Guerra Fria. Em 1977, quando a Estônia foi ocupada pela União Soviética, o aspirante a ator russo, Sergey Fetisov, chegou a uma base militar para realizar o serviço obrigatório. Ele queria terminar logo o processo para viver em Moscou e começar sua carreira no teatro. Mas de repente desejou que sua estadia durasse para sempre: ele começou um romance, que transformou sua vida, com um piloto de caça. Seu livro de memórias, History of Roman, conta aquele momento essencial de sua vida e foi levado ao cinema em Firebird.
O britânico Tom Prior foi o escolhido para viver Sergey nas telas. Já o ucraniano Oleg Zagorodnii fez o papel do piloto, Roman. O filme foi dirigido por Peeter Rebane e chegou ao cinema pela primeira vez em 2022, no Reino Unido. No Brasil, a estreia foi em janeiro de 2023.
Apesar da história de amor ser entre Sergey e Roman, há outra pessoa entre os dois; a jovem Luisa, que trabalha com Sergey na base militar e, a princípio, era apaixonada por ele. Quando Roman chega à base, rapidamente os sinais de afeto começam a aparecer entre os homens. D e repente, o amor entre os dois flui de forma apaixonante.
Por ser retratado na Rússia dos anos 70, e em meio a uma guerra, os amantes mantêm relações em total segredo. Porém, com desconfianças, o Major Zverev começa a observar Roman à distância, para tentar descobrir se o piloto de caça guarda algum segredo, ele até chega a ameaçá-lo falando sobre as leis russas da época, que eram muito severas quando se tratava sobre homossexualidade.
Um dos momentos mais marcantes da história do filme, é quando Sergey finaliza seu serviço e vai embora da base militar. Nesse momento, ele e Roman estavam sem se falar, e o público fica se perguntando o que vai acontecer. Sergey vai a Moscou e eles passam dois anos sem se verem.
O filme causou grande repercussão na Rússia, pois o país é pouco tolerante quando se trata do apoio à comunidade LGBTQIA+. Apesar disso, o longa foi aclamado pela crítica e criou fãs pelo mundo todo.
O filme não está disponível em nenhuma plataforma de stream no Brasil, mas pode ser acessado no drive. Clique aqui e assista.