A direção do clube carioca escolheu um ‘conciliador’ para o lugar de Paulo Sousa. Tirou Dorival Júnior do Ceará
O Flamengo decidiu investir em Dorival Júnior. Treinador de 60 anos que estava no Ceará havia apenas 18 partidas, depois de dois anos sem trabalhar. A escolha para o substituto de Paulo Sousa foi de um conciliador.
Mas também de um técnico brasileiro, de métodos tradicionais. E que já conhece o Flamengo. Teve duas passagens pela Gávea. Sem sucesso, não conquistou nenhum título.
O treinador não tem nada de moderno. Muito pelo contrário. Seus times são de forte marcação. E velocidade nos contragolpes.
No Ceará, ele estruturou a equipe com três volantes, congestionando as intermediárias. Outra exigência: o excelente preparo físico de seus atletas. Dorival também tem conhecida capacidade de recuperar psicologicamente jogadores em má fase.
A direção do Flamengo, principalmente o vice de futebol, Marcos Braz, defendeu sua contratação. Por acreditar que o clube precisa de um caminho sólido, mesmo que não seja tão brilhante no gramado.
E também por acreditar que o ambiente na Gávea está muito ruim. Precisando de um conciliador. Capaz de unir os atletas. O ambiente para Paulo Sousa estava péssimo.
Porque, além de não conseguir estruturar taticamente o time, ele passou a culpar os jogadores pelas derrotas. O que tornou sua permanência insustentável. Dorival Júnior já deixou o comando do Ceará.
A busca é por um substituto em Fortaleza. A previsão é que o novo treinador do Flamengo comece a trabalhar o mais rápido possível. A recuperação do time nordestino nas mãos de Dorival foi impressionante.
O clube venceu todas as suas seis partidas na Copa Sul-Americana, classificando-se para as oitavas.
Está também nas oitavas da Copa do Brasil.
Mesmo com um elenco muito inferior ao do Flamengo, o Ceará está na frente no Brasileiro. Na 12ª colocação.
Marcos Braz gostou da postura do Ceará no empate com o time de Paulo Sousa, na sexta rodada do Campeonato Nacional, no dia 14 de maio. A equipe foi vibrante, corajosa, intensa. Jogando de forma simples, mas mostrando muita personalidade.
O Flamengo fez uma proposta de apenas seis meses para Dorival Júnior.
Com a possibilidade, de acordo com o rendimento, de prorrogação até o fim de 2023.
Na verdade, é um contrato de risco.
Mas que o treinador paulista não pensou duas vezes em aceitar.
Para voltar à elite do futebol brasileiro.
Paulo Sousa já arruma as malas para ir embora do país…