Comportamento
Quem acompanha a vida política do Acre já notou uma mudança de postura do governador Tião Viana (PT). De seu estilo herdado do Parlamento de ir para o embate com desafetos e adversários, ele tem preferido ficar mais recluso e evitar exposições que o desgastem ante a opinião pública e o eleitorado. Mexidas no escalão de seu gabinete foram fundamentais para este Tião Viana “paz e amor”.
Desgaste
Aquele estilo mais combativo de Tião acabou por criar constrangimento e desgastá-lo diante de setores importantes da sociedade. Agora ele prefere a cautela, deixar o confronto político com seus auxiliares e sua bancada na Assembleia, cuidando mais dos assuntos de governo –como deve ser.
Características
Patética a postura de alguns petistas de recorrerem a redes sociais para pedirem a demissão de Fabio Vaz do governo Tião. O marido de Marina passou a ser alvo dos militantes desde que a ex-senadora passou a endurecer as críticas a Dilma e ao PT em geral.
Comparações
O governo abriga sob sua sombra caciques políticos bem mais desagradáveis do que o marido de Marina. Fabio Vaz é um técnico de competência e qualidade, sendo uma das peças essenciais para a construção do projeto da Frente Popular.
Farra
Foi aprovada pelo Senado o projeto que devolve às Assembleias o poder de criar municípios. No Acre, ela terá impactos diretos. No Planalto, a medida ganhou a alcunha de “trem-bala da alegria”. Há a chance real de Dilma vetar a proposta.
LDO
A Lei de Diretrizes Orçamentárias que chegou ontem à Câmara de Rio Branco, para ser votada até o final do mês, dará ao prefeito Marcus Alexandre maior liberdade em gerir suas finanças. No artigo 42, pede o remanejamento de 25% do orçamento de 2014, atualmente o percentual é de 15%. Retirando as rubricas com saúde, educação e os salários, o que sobra do orçamento o prefeito pode mexer em até 90%.
Liberdade
Em outro artigo, a prefeitura deixa bem claro que pode transpor, remanejar, transferir o orçamento. O vereador Raimundo Vaz pediu que os seus colegas de parlamento, ao menos, leiam a LDO e entendam o que a mudança pode fazer.
Educação
Na sessão solene da Aleac, realizada nesta quarta-feira, 16, em alusão ao Dia do Professor, comemorado dia 15, o secretário de Educação do Estado, Daniel Zen, destacou os avanços e os desafios da educação no Acre como a interiorização do ensino fundamental e médio e a valorização profissional.
Desafios
Um dos desafios no setor educacional do Estado, de acordo com Zen, será a redução dos índices de analfabetismo e efetivar o Pacto pela Educação, universalizando o acesso à educação básica e auxiliando os municípios na administração do ensino infantil.
Minirreforma
O baixo quórum e a falta de consenso sobre os destaques apresentados por deputados adiou para a próxima semana a conclusão da votação, na Câmara, do projeto da minirreforma eleitoral.
Texto principal
O texto principal foi aprovado nesta quarta, por 222 votos favoráveis, 161 contrários e 1 abstenção. A proposta limita a propaganda em bens particulares, proibindo placas, cavaletes e envelopamento de carros, e fixa teto para gastos com alimentação e aluguel de veículos em campanhas.