Informações foram divulgadas pelo Governo Nacional do Peru na última semana
O Governo Nacional do Peru decidiu pela reabertura das fronteiras terrestres a partir desta segunda-feira (14), em benefício das cidades peruanas que fazem fronteira com o Equador, Brasil, Bolívia e Chile para dinamizar e reativar a economia, bem como outros setores em benefício de toda a população.
“É uma boa medida, a situação já era insustentável. Isso põe fim a uma série de situações em que muitas pessoas colocam suas vidas em risco para atravessar de um lado para o outro porque foi um fechamento entre aspas”, afirmou o governador regional de Madre de Dios, Luis Hidalgo Okimura.
A autoridade regional sustentou que a economia será reativada tanto no lado peruano quanto no brasileiro, porque os cidadãos de ambos os países poderão viajar cumprindo os protocolos de saúde.
Entenda o caso
A fronteira terrestre em Assis Brasil, no Acre, com Iñapari, no Peru, estava fechada desde março de 2020, devido à pandemia do coronavírus. Todos os dias o Consulado Geral do Peru, em Rio Branco, recebe dezenas de ligações de pessoas em busca de informações sobre a fronteira.
De acordo com dados da Polícia Federal e da Secretaria de Turismo do Estado, cerca de 35 mil pessoas entraram no Peru passando pela fronteira do Acre em 2019, antes do período pandêmico.
Reunião
Na manhã desta segunda-feira, o governador regional de Madre de Dios, Luis Hidalgo Okimura, se reuniu na cidade acreana de Assis Brasil com o prefeito Jerry Correia, do PT, e o prefeito de Iñapari, no Peru, Abraham Cardozo.
Em coletiva de imprensa, o grupo deve informar como será organizada a reabertura da fronteira, quais protocolos sanitários devem ser seguidos e como funcionará o turismo e o comércio nos dois países vizinhos.
Com informações do Diario Oficial El Peruano