Nesta sexta-feira telejornal terá programação especial para aniversário
No dia 2 de julho de 2002 a TV Gazeta colocava no ar o telejornal Gazeta Alerta. No início o programa tinha 1 hora de duração, hoje o espaço na grade da emissora é maior. Líder de audiência no horário, o Gazeta Alerta é transmitido, ao vivo, das 11h45 às 13h20.
Edvaldo Souza, um dos âncoras mais respeitados do Estado, está à frente do programa desde o início. “A responsabilidade é grande porque à medida que você tem uma audiência consolidada, você tem que mantê-la, saber o que vai falar e até onde isso pode chegar. Uma fala equivocada pode prejudicar uma pessoa”, destaca Souza.
Mas, o Gazeta Alerta ninguém faz sozinho. Em casa, você está acostumado a ver apenas o apresentador no cenário de sempre, e os repórteres nos monitores, mas para que tudo saia como o planejado, por trás de tudo isso existe uma equipe de profissionais sérios, dedicados e muito comprometidos com o programa.
Camila Holsbach é editora do Gazeta Alerta há pouco mais de 4 anos e começou como estagiária da TV. “É uma responsabilidade muito grande e eu me sinto imensamente grata por estar exercendo essa função. Trabalhar com informações, levar a notícia verdadeira rejeitando as Fake News é nosso papel. É o programa de maior audiência do estado, então não podemos deixar de levar informações com responsabilidade e credibilidade para quem nos acompanha”, afirma.
Na última pesquisa de audiência realizada com os telejornais do Acre, realizada no início de 2021, o Gazeta Alerta possuía 87% do público. O desafio é diário. Na redação, produtores e editores de textos não param um minuto. As denúncias dos telespectadores chegam a todo o momento, mas antes de enviar uma equipe, é preciso apurar se a notícia é de fato o que foi repassado.
O ritmo acelerado segue também com as equipes de reportagem. Duas são exclusivas do programa. Hoje, os repórteres Senildo Melo e Aline Rocha, e os repórteres cinematográficos Cleriston Amorim e Deyvi Chessmon são a essência do jornal. São eles que enfrentam dia e noite, faça sol ou faça chuva, locais perigosos e situações de risco, só para levar até a telinha todas as notícias e informações que o telespectador do Gazeta Alerta gosta de assistir.
“Sou o primeiro repórter do Gazeta Alerta, fui contratado no dia 1 de julho e no dia 2 o programa foi ao ar pela primeira vez. A gente se sente honrado em fazer parte de um telejornal que tem esse alcance e essa importância no Acre”, lembra Senildo Melo.
“Já ajudamos muitas pessoas fazendo reportagens de bairro, de cirurgias que as pessoas estavam aguardando há tempos e as demandas não eram atendidas pelo poder público, e após fazermos a reportagem e pessoa conseguiu ser atendida e a resposta veio rápida”, conta.
Programação
Nesta sexta-feira o telejornal vai ao ar com matéria especial sobre os 19 anos e mostrando um pouco dos bastidores, como é feito o trabalho das equipes, as perspectivas dos repórteres mais antigos e a visão de quem está chegando, os estagiários. A jornalista Aline Rocha vai estar ao vivo no Terminal Urbano, em Rio Branco, ouvindo as reclamações e broncas da população.