Estado possui 240 rotas de transporte rural, sendo 160 terrestres e o resto fluvial
Noventa e dois ônibus escolares foram entregues para o transporte público de alunos. Os veículos será usado por alunos de 13 municípios acreanos. Foram investidos quase R$ 21 milhões para a aquisição dos veículos, por meio de convênios entre governo do Estado e Ministério da Educação, integrando o Plano Nacional de Transporte Escolar e o Programa Caminhos da Escola.
O governador Tião Viana disse nunca ter imaginado entregar tantos ônibus de um só vez. Ele destacou o esforço do governo do Estado e da presidente Dilma.
O transporte escolar é um serviço obrigatório a ser ofertado pelo Estado quando não há serviço público de transporte. Assim, esses novos ônibus serão capazes de beneficiar principalmente os alunos do interior do Estado.
Segundo o secretário de Educação, Daniel Zen, o Acre possui 240 rotas de transporte rural, sendo 160 terrestres e o resto fluvial. Apenas 50 rotas eram atendidas por veículos, principalmente devido à irregularidade dos ramais e dos transportes existentes.
Rio Branco será a cidade com maior número de ônibus novos. São 36 veículos que também vão atender Bujari e Senador Guiomard. A capital possui hoje 22.300 alunos matriculados na rede pública, um aumento de 16% em relação ao ano passado.
O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, contou: “Eu falo em nome dos 13 prefeitos que vão receber esses ônibus e quero expressar a alegria que tenho nesse momento. Pela educação estamos juntos e misturados”.
*Com AN do Acre