Devido a proximidade das festas de fim de ano e os jogos da seleção, o fluxo de doadores costuma diminuir
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) de Rio Branco realiza campanha para incentivar a doação de sangue, principalmente, devido a proximidade das festas de fim de ano e os jogos da seleção, o fluxo de doadores costuma diminuir. Apesar dos eventos, o centro não fecha, nem mesmo nos feriados.
“Quem quiser antes de assistir ao jogo e tomar sua cervejinha, pode vim antes ao Hemoacre e fazer a sua doação e assim ajudar a salvar o próximo, pois tem muita gente dentro dos hospitais precisando de doação de sangue”, explica a gerente-geral do Hemoacre Josiane Oliveira
Na recepção é que inicia o procedimento para a doação de sangue. Os voluntários realizam um cadastro, fazem uma rápida consulta, lancham e são encaminhados para a sala de coleta. Durante o ano de 2022, a procura não foi tão expressiva, mas o centro conseguiu atender toda a demanda.
“Nós tivemos um ano com bem mais necessidades, fez-se com que a gente trabalhasse muito no limite. Graças a Deus, conseguimos atender toda a população e inclusive as cirurgias que é o que estava deixando a gente apreensiva, pois era uma demanda bem maior, mas conseguimos”, explica a gerente-geral da Hemoacre Josiane Oliveira
Por dia, o ideal seria a coleta de algo em torno de 50 bolsas de sangue. Mas a média, por aqui, gira em torno de 35. As doações de voluntários são de fundamental importância, pois essas coletas que atendem, principalmente, as emergências e os pacientes internados que necessitam de transfusão de forma frequente.
“Para mim é um dos atos mais importantes que existe, que é salvar vidas. Doar e pode salvar a vida de alguém, isso é muito importante para gente. É tudo de bom”, diz o doador Jovenal Barbosa.
“Para gente que estar doando parece algo simples, mas para quem recebe pode ser um ato de salvar, é esperança de vida. A oportunidade continuar vivendo”, acrescenta o outro doador e professor Francisco Souza.
Com informações de Débora Ribeiro para TV Gazeta