A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da equipe de investigação da Delegacia-Geral de Senador Guiomard, nesta quarta-feira (23), cumpriu um mandado de prisão preventiva contra N. O. da R., de 42 anos, por descumprimentos reiterados de uma medida protetiva de urgência.
A ordem judicial havia determinado o afastamento do suspeito de sua ex-namorada, como forma de garantir a segurança da vítima. No entanto, segundo as investigações, o homem ignorou diversas vezes a decisão judicial, o que motivou a solicitação da prisão preventiva.
Após ser localizado e detido, o suspeito foi conduzido à delegacia, onde foi interrogado e confessou ao menos um dos episódios de descumprimento da medida protetiva imposta pela Justiça.
O delegado Rômulo Barros, responsável pela unidade, destacou a importância da atuação firme da Polícia Civil no enfrentamento à violência doméstica. “A desobediência a decisões judiciais que buscam proteger vítimas de violência é grave e não será tolerada. A Polícia Civil permanece vigilante e atuante para garantir que essas medidas sejam cumpridas com rigor”, disse.
O mandado de prisão será comunicado ao Poder Judiciário, e o preso ficará à disposição da Justiça para a realização da audiência de custódia.
Canais de Ajuda
A denúncia e o rompimento do ciclo de violência são passos desafiadores, mas necessários, que demandam suporte de familiares, amigos e instituições especializadas. O acolhimento da vítima é essencial para romper o ciclo de violência e desvincular-se do agressor.
As vítimas podem procurar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) pelo telefone (68) 3221-4799 ou a delegacia mais próxima.
Também podem entrar em contato com a Central de Atendimento à Mulher, pelo Disque 180, ou com a Polícia Militar do Acre (PM-AC), pelo 190.
Outras opções incluem o Centro de Atendimento à Vítima (CAV), no telefone (68) 99993-4701, a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), pelo número (68) 99605-0657, e a Casa Rosa Mulher, no (68) 3221-0826.