Um homem de 32 anos morreu na tarde desta quarta-feira (26) após sofrer um grave acidente de trabalho na zona rural do município de Rodrigues Alves, no Vale do Juruá. A vítima estava roçando um terreno com o irmão quando a lâmina da roçadeira se soltou e o atingiu na região do joelho e da panturrilha.
Segundo informações apuradas no local, o impacto provocou um sangramento intenso. O proprietário da área chegou a prestar socorro e conduziu o trabalhador até a comunidade de Santa Rosa, onde uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já o aguardava. No entanto, ao chegar ao ponto de atendimento, a equipe apenas pôde constatar o óbito.
A Polícia Militar informou que o homem sofreu um choque hipovolêmico (condição causada pela perda excessiva de sangue) ainda durante o deslocamento até o local de encontro com o Samu.
O coordenador do Samu em Cruzeiro do Sul afirmou que medidas básicas de primeiros socorros poderiam ter aumentado as chances de sobrevivência da vítima.
“É uma vida que poderia ter sido salva com um simples torniquete. Se quem estava ali no momento tivesse feito o procedimento, teria dado mais tempo para nossa equipe chegar.”
O profissional explicou que o torniquete pode ser feito com materiais simples, como pano ou cinto, amarrados firmemente acima do ferimento para conter o sangramento.
“Você pega um pano, um cinto, algo que consiga parar o sangramento. São medidas básicas que podem salvar vidas.”
Ele também destacou que o Samu realiza treinamentos gratuitos por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), ensinando técnicas como torniquete, manobra de desengasgo e reanimação cardiopulmonar à população.
Com informações de Glédisson Albano, para a TV Gazeta.



