Estrelão desperdiça penalidade máxima no último lance da partida
Foto: Jhon Silva
O Humaitá venceu o Rio Branco por 1 a 0, neste domingo (3), na Arena da Floresta, em partida válida pela primeira rodada do segundo turno do Campeonato Acreano 2022. Fabinho de pênalti fez o gol do triunfo do Tourão. O Estrelão deixou escapar a chance do empate. Negueba desperdiçou penalidade no último lance da partida.
Em um jogo de bastante marcação, Humaitá e Rio Branco-AC, iniciaram suas caminhadas no returno da competição local. O Estrelão começou o jogo com mais disposição, porém com os mesmos problemas da fase anterior, faltou criatividade e capricho para transformar em gol as escassas jogadas que criava. Já o Humaitá fez um primeiro tempo de forte marcação e muito bem postado defensivamente, explorando a velocidade de seus homens de frente.
Aos 38 minutos de bola rolando, Fabinho recebeu lançamento, invadiu a área e foi derrubado por Negueba, penalidade máxima. O camisa 10 foi para a cobrança e colocou o time do interior na frente do marcador, 1 a 0 Tourão. Aos 42, Alexandre cobrou falta da intermediária, a defesa do Humaitá afastou mal e a bola sobrou livre para a finalização de Filder, mas o goleiro Felipe impediu o gol do empate do alvirrubro e garantiu a vantagem do time do interior até o apito final da etapa inicial.
As equipes voltaram para o segundo tempo sem alterações. O Humaitá administrava a vantagem enquanto o Estrelão apresentava sérias deficiências tornando impossível uma reação. Aos 13, o comandante Marcelo Brás tirou Filder, que não vinha fazendo uma boa partida, e colocou Vinícius. Mesmo com a modificação, o Estrelão não conseguiu se organizar em campo e permanecia sem criatividade. A partir dos 20 minutos ambas as equipes realizaram mais modificações, porém o panorama do confronto não mudou e poucos lances de perigo foram criados. Aos 45, após cobrança de falta de Negueba a bola é desviada e Rabiola completa para o fundo das redes. O gol foi anulado pela arbitragem, que viu impedimento no lance.
O Estrelão continuou tentando chegar ao empate, e foi nos acréscimos. No último lance dos minutos adicionais, Xavão erra o domínio dentro da área e na sequência da jogada derruba Ryan, pênalti para o Rio Branco-AC. A ordem do banco foi para que Matheus Nego realizasse a cobrança, no entanto Negueba desobedeceu, bateu mal e Felipe defendeu, decretando o triunfo do Tourão de Porto Acre.
Com o resultado o Humaitá divide a liderança do returno com o Galvez, ambos com três pontos conquistados, por sua vez o Rio Branco-AC compartilha a lanterna ao lado do Náuas, sem nenhum ponto ganho até o momento.
O retorno do Humaitá aos gramados acontece na próxima quarta-feira (6), às 19h, para enfrentar o Náuas. Já o Rio Branco-AC tem compromisso marcado um dia depois, na quinta-feira (7), às 17h, diante do São Francisco. As partidas serão válidas pela segunda rodada do returno e serão disputadas na Arena da Floresta na capital acreana.