O Centro de Estudos de Línguas (CEL) abriu 280 vagas para cursos de inglês e espanhol na modalidade à distância para sete municípios do interior do Acre. As inscrições estão abertas desde esta segunda-feira (03) e seguem até esta terça-feira (04) exclusivamente para alunos da rede pública. A partir de quarta-feira (06) e quinta-feira (07), as vagas serão abertas para a comunidade em geral.
O projeto CEL-EAD foi idealizado pelo secretário de Educação do Acre, professor Aberson Carvalho, com o objetivo de levar o ensino de línguas, antes restrito à capital, para os municípios do interior. Segundo Gisleine Brito, coordenadora do CEL-EAD, o projeto visa atender estudantes a partir do 8º ano do ensino fundamental até o ensino médio, com 175 vagas para inglês e 105 para espanhol.
“Então, os cursos são de inglês e espanhol, são ao total duzentos e oitenta vagas, sendo cento e setenta e cinco para inglês e cento e cinco para espanhol, elas são ofertadas para os alunos a partir do oitavo ano, do ensino fundamental até o ensino médio”, comenta.
Os municípios beneficiados são Acrelândia, Brasileia, Epitaciolândia, Feijó, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do CEL, onde encontrarão dois links para realizar a matrícula online. É necessário apresentar um comprovante de escolaridade, que pode ser de estudante da rede pública ou da comunidade em geral.
Este é o segundo semestre em que o CEL oferece os cursos a distância, e os resultados têm sido positivos, segundo a coordenadora. A metodologia adotada prioriza a prática oral, com dois encontros semanais de uma hora cada, nos quais os alunos interagem com professores e colegas por meio de dispositivos como celulares, notebooks ou tablets.
“O CEL prioriza muito a questão da oralidade, para que o aluno saia falando a língua. Temos vários casos de alunos com retornos muito positivos, um exemplo é o de uma aluna ribeirinha de Sena Madureira, que sempre sonhou em aprender uma língua estrangeira e agora está realizando esse sonho por meio do projeto CEL-EAD”, explica.
A partir de quarta-feira (06), as vagas remanescentes serão disponibilizadas para a comunidade em geral, com ampliação do acesso ao ensino de idiomas. A coordenadora reforçou que o processo de matrícula é totalmente online, para facilitar a participação de quem reside em áreas mais distantes.
Para quem busca aprender inglês ou espanhol, o CEL-EAD representa uma oportunidade única, especialmente para os moradores do interior do Acre. As inscrições podem ser feitas no site do CEL, onde também estão disponíveis todas as informações necessárias para a matrícula.
Matéria em vídeo produzida pela repórter Débora Ribeiro para a TV Gazeta