Todos candidatos devem ter nível superior em qualquer área
Foram abertas 30 vagas para diplomata no Instituto Rio Branco, órgão relacionado ao Ministério das Relações Exteriores, com salário de R$13.623,19. Dessas 30 vagas, 2 são reservadas para pessoas portadoras de deficiência e 3 são reservadas, para a primeira etapa, para afrodescendentes, todos candidatos devem ter nível superior em qualquer área.
Para ver o edital completo basta acessar o site do Cespe/UnB http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_13_diplomacia/ e é também através do site que os interessados devem fazer a inscrição, entre os dias 25 de junho e 9 de julho. A taxa será de R$160.
O concurso será composto de quatro etapas. A primeira delas, uma prova objetiva, contendo 65 questões, todas elas serão de múltipla escolha do tipo certo ou errado. A aplicação da prova objetiva deve ser aplicada no dia 18 de agosto em duas etapas, a primeira às 10h, durante 2h30, e a segunda às 15h, por 3h30. Os locais das provas serão disponibilizados nos site do Cespe/UnB, provavelmente, a partir do dia 9 de agosto.
Haverá ainda uma prova escrita de língua portuguesa a ser aplicada, provavelmente, no dia 15 de setembro, às 14h. Posteriormente serão aplicadas provas dissertativas de história do Brasil, geografia, política internacional, língua inglesa, noções de economia e noções de direito e direito internacional público, a serem realizadas, respectivamente, nos dias 26 e 27 de outubro, 3, 9 e 10 de novembro. A última etapa serão as provas dissertativas de língua espanhola e francesa, a ser realizada no dia 10 de novembro.
O resultado final será, provavelmente, divulgado no dia 25 de dezembro no site do Cespe/UnB e no Diário Oficial da União.