Por *Natália Lindoso* para o Agazeta.net
As fortes chuvas e a cheia rápida dos igarapés em Rio Branco inundaram diversos bairros neste final de semana. De acordo com a Defesa Civil, 17 bairros foram atingidos na capital, a Baixada da Sobral foi a região mais afetada.
A Defesa Civil calcula que cerca de 1,1 mil famílias tenham sido atingidas, com um total de 5 mil pessoas desabrigadas. Atualmente a capital conta com apenas um abrigo aberto, com 5 famílias abrigadas. Algumas das famílias optaram por abrigos alternativos, sendo levadas pela Defesa Civil.
Os igarapés inundados registraram baixa, mas de acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, Cláudio Falcão, o protocolo de segurança é que as famílias permaneçam nos abrigos por pelo menos 72 horas.
“Em 72 horas é o suficiente para que a Defesa Civil, junto com a Prefeitura, faça as avaliações de terreno e as previsões pluviométricas futuras. Então, se tudo transcorrer normalmente, em 72 horas nós começamos a desmobilizar o abrigo e levar as famílias de volta. Isso vale também para aquelas famílias que foram removidas pela Defesa Civil para casas de parentes”, explica.
Ainda de acordo com o coordenador, em apenas 24 horas choveu aproximadamente 43,2% do esperado para o mês de fevereiro inteiro, que é de 300 milímetros. A previsão é que o volume de chuvas siga alto para os próximos dias, com instabilidade pelos próximos 40 dias:
“A qualquer momento nós podemos ter uma pluviometria elevadíssima, como aconteceu agora no final de semana, foram 130 milímetros em 24 horas, então, durante todo o mês de março e final de fevereiro, a previsão é de muita chuva”, disse.
Confira os bairros atingidos pela enxurrada:
João Paulo 2
Vila Betel
Doca Furtado
Placas
Boa União
Plácido de Castro
Bahia Nova
João Eduardo
Bahia Velha
Calafate
Sobral
Vilage Tiradentes
João Paulo
Habitar Brasil
Bairro da Paz
Parque das Palmeiras
Geraldo Fleming
Confira o nível do Rio Acre na capital nesta segunda-feira:
Boletim Defesa Civil de Rio Branco
Nível do Rio Acre no dia 22 de fevereiro de 2025
Às 05h43m – 09,30m
Chuva: 45,80mm/24h
Cota de Alerta 13,50m
Cota de transbordo 14,00m
Com informações da repórter Débora Ribeira para TV Gazeta
Estagiária supervisionada por Gisele Almeida