Meta é entregar mais 7 mil títulos em Rio Branco
Na manhã desta quinta-feira (23) o Instituto de Terras do Acre (Iteracre) entregou 120 títulos definitivos a moradores de três bairros comunidades de Rio Branco. Segundo o instituto, até o final do ano, a meta para Rio Branco é entregar mais 7 mil títulos.
A professora Maria de Fátima, moradora do ramal da Garapeira, em Rio Branco, recebeu o tão esperado título definitivo da propriedade onde mora há 15 anos. Maria adquiriu o imóvel com recibo de compra e venda e nunca se preocupou em regularizar a situação do bem. Depois de uma visita de técnicos do Iteracre ela resolveu agilizar o processo, e nesta quinta, recebeu o documento que autentica a posse. “O cidadão que não tem o título da sua terra fica inseguro, pensa que a qualquer momento será desapropriado. Ao passo que com o título ele tem dignidade”, comentou.
Assim como Maria de Fátima, outras 119 pessoas receberam o título definitivo do instituto. Pessoas que moram nos bairros Aeroporto Velho, Bahia e Ramal da Garapeira no bairro Santa Maria.
Segundo o diretor do Iteracre Clenilson Figueiredo antes da política de regularização fundiária o cidadão levava até 12 anos para conseguir o título definitivo, hoje, o processo não demora mais do que 6 meses. Desde que o programa foi implantado, já foram regularizados mais de 30 mil imóveis. “Antigamente era tudo feito de forma manual, agora não. O cartório, a Prefeitura, o governo estão informatizados. O cidadão pode inclusive consultar e saber se um título é ou não verdadeiro”, comentou Clenilson.