Em última noite de Arraial Cultural neste domingo (21), o Calçadão da Gameleira, em Rio Branco, foi palco da cerimônia de premiação do Concurso Estadual de Quadrilhas 2024. Após intensas cinco noites de festas.
A campeã, após a retificação de recursos na Liga de Quadrilhas Juninas do Acre, a Malucos na Roça, foi premiada com R$ 10 mil e a oportunidade de representar o Acre no Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas, que será realizado em agosto, em Brasília.
Além das festividades e celebrações, a noite foi marcada pela entrega de diversos prêmios aos destaques das quadrilhas competidoras. No ranking final, o grupo Malucos na Roça conquistou o primeiro lugar, seguido por Sassaricano na Roça em segundo, e Matutos na Roça em terceiro. Ao todo, 15 quadrilhas participaram da competição estadual.
Na madrugada do sábado (20), após a apuração, a campeã consagrada tinha sido a junina Pega-Pega. Entretanto no domingo (21), após um recurso interposto pela Quadrilha junina Malucos na roça, foi comprovado pela Comissão Organizadora do 22º do Concurso de Quadrilhas Juninas do Estado do Acre uma infração realizada pela junina Pega-Pega, que retirou seu título de campeã.
“Foi constatado durante a apresentação do grupo em questão, última quadrilha a se apresentar na segunda noite do evento, que um dos membro responsáveis pelos efeitos pirotécnicos não possuía as identificações exigidas, conforme o regulamento, o que representa um claro descumprimento do artigo 14°, e por conseguinte a penalidade de 01 (um) ponto no resultado final”.
Em nota a Junina Pega-Pega veio a público informar a perca do título e a limitação de defesa por parte da Comissão Organizadora.
Nota Junina Pega-Pega
A Quadrilha Junina Pega-Pega vem a público informar que de maneira informal, soube da decisão da Comissão Organizadora do XXII Concurso de Quadrilhas Juninas do Acre, de uma penalidade que retira seu título de campeã, cerceando seu direito de legítima defesa e contraditório, tendo que recorrer a medidas judiciais emergenciais.
Agradecemos a nossos apoiadores, simpatizantes, público que nos acompanha e que acredita em nosso trabalho.
Coordenação da Quadrilha Junina Pega Pega
O site agazeta.net entrou em contato com a Junina Malucos na Roça, mas ainda não foi respondido.
Com informações adicionais da Agência de Notícias do Acre