A audiência de instrução e julgamento do caso que apura a morte da cantora Nayara Vilela, ocorrida em abril de 2023, em Rio Branco, será realizada nesta quinta e sexta-feira, dias 8 e 9 de maio, no Fórum Criminal da capital. O promotor de Justiça Efrain Enrique Mendoza atuará na audiência.
O marido da vítima foi denunciado pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) pelo crime de feminicídio, após a conclusão das investigações conduzidas pela Polícia Civil do Acre (PCAC). Nayara Vilela, de 32 anos, foi encontrada sem vida em sua residência, localizada na Estrada das Placas, na noite de 24 de abril de 2023.
As apurações ficaram a cargo da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), com base em vídeos divulgados nas redes sociais que mostram uma discussão entre a cantora e o marido momentos antes da tragédia.
Inicialmente, o caso foi analisado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que descartou a hipótese de feminicídio. No entanto, diante de novos elementos, o inquérito foi encaminhado à Deam, que aprofundou as diligências e concluiu pelo indiciamento do marido da vítima.
A audiência de instrução contará com o depoimento de testemunhas e a apresentação de provas que poderão contribuir para o esclarecimento dos fatos e o prosseguimento da ação penal, e com a desejada pronuncia do acusado e sua submissão ao Tribunal do Júri.
Canais de Ajuda
A denúncia e o rompimento do ciclo de violência são passos desafiadores, mas necessários, que demandam suporte de familiares, amigos e instituições especializadas. O acolhimento da vítima é essencial para romper o ciclo de violência e desvincular-se do agressor.
As vítimas podem procurar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) pelo telefone (68) 3221-4799 ou a delegacia mais próxima.
Também podem entrar em contato com a Central de Atendimento à Mulher, pelo Disque 180, ou com a Polícia Militar do Acre (PM-AC), pelo 190.
Outras opções incluem o Centro de Atendimento à Vítima (CAV), no telefone (68) 99993-4701, a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), pelo número (68) 99605-0657, e a Casa Rosa Mulher, no (68) 3221-0826.