Contudo, esses insumos já foram solicitados ao Ministério da Saúde, e tem como previsão chegar nesta sexta-feira
O Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen), informou nesta terça-feira (01) a falta temporária de reagentes para realização do exame para covid-19. Mediante a isso, a liberação dos testes com os resultados irão atrasar, pois as análises estão suspensas. Contudo, esses reagentes já foram solicitados ao Ministério da Saúde, e tem como previsão chegar nesta sexta-feira (04).
“Estes reagentes foram solicitados ao Ministério da Saúde no dia 20 de janeiro, e a liberação destes reagentes aconteceu esta semana. Acredito que este prazo será cumprido uma vez que estes reagentes são perecíveis e vêm acondicionados em gelo seco, então tem prioridade no embarque”, explicou a gerente do Lacen, Janaina Mazaro
Vale salientar, que o Lacen realiza esses exames desde do início da pandemia, e tem como missão liberar os resultados em até 48 horas, e devido a está falta temporária de reagentes, não será possível manter este prazo. Contudo, assim que eles chegarem, as análises já serão realizadas no final de semana, pois o local é aberto de segunda a segunda.
A gerente afirma que apesar dessa falta, ela recebe as amostras normalmente e que este fluxo não será interrompido. “Este insumo que está faltando é subsidiado deste o início da pandemia pelo Ministério e portanto sua aquisição não passa pela Sesacre. Este fluxo de solicitações de insumos ocorre diretamente entre Lacen e Ministério. A questão, eu acredito, é que a falta dos testes rápidos causou um aumento significativo na procura pelo RT-PCR e com isso meu estoque que deveria durar ainda esta semana acabou antes do previsto”, concluiu.