A Energisa será obrigada a oferecer opções de pagamentos no ato da suspensão do serviço no estado do Acre. Essa decisão foi sancionada pelo governador Gladson Cameli nesta quinta-feira (23), e tem o intuito de diminuir a interrupção na energia da população.
Com isso, a empresa deverá oferecer opções de pagamento de fácil acesso, como cartões de débito ou crédito e o pix. Para este último, o cidadão terá de ter em mãos a fatura em atraso com QR code. Caso não tenha, deverá pagar de maneira eletrônica com os cartões, sendo assim, o pagamento impedirá a suspensão do fornecimento da energia.
Em caso de não cumprimento desta lei por parte da empresa da Energisa, a empresa deverá arcar com uma multa referente a três vezes o valor da taxa de religação.
É importante enfatizar que caso o cidadão titular do serviço ou a pessoa responsável não for encontrada na residência para a negociação, a empresa tem autorização para cortar o serviço.
Esta lei entrará em vigor em 60 dias, ou seja, em meados de janeiro de 2024 os cidadãos acreanos terão esse novo direito. Portanto, a população terá novos direitos para evitar o corte de energia.