O Theatro Hélio Melo e o Memorial dos Autonomistas nesta sexta-feira (16), serão palco do lançamento do livro “12 Coisas que a Criança Sabe que Existem”. A obra é fruto da autora Manoela Queiroz Bacelar, advogada e vice-presidente da Fundação Edson Queiroz, entidade mantenedora da Universidade de Fortaleza, no Ceará. O artista plástico acreano radicado em Fortaleza há 42 anos, Fernando França, é responsável pelas ilustrações do livro e também marcará presença na sessão de autógrafos.
“12 Coisas que a Criança Sabe que Existem” nasceu durante as aulas de Pós-Graduação em Escrita Criativa na Universidade de Fortaleza (Unifor) e se transformou em um convite à reflexão para o público infantil. O livro aborda temas relevantes como pluralidade cultural, vida em sociedade, ética e cidadania, tudo isso embalado em uma narrativa que estimula a imaginação dos pequenos leitores.

A parceria entre Manoela e Fernando resultou em uma obra que une a força das palavras com a expressividade das cores. “A certeza da fantasia é a grande beleza do mundo infantil. A partir do meu texto, o artista visual Fernando França inventa um universo estético que encanta todas as idades”, afirma Manoela, evidenciando a sinergia entre texto e imagem.
Este é o segundo livro infantil de Manoela Bacelar, que já presenteou o público em 2019 com “Vovó, Zefinha e eu”. Para Fernando França, este também é o segundo projeto literário, tendo ilustrado no ano passado o livro “Encantes para Todos”, de Toinho Alves.
O lançamento de “12 Coisas que a Criança Sabe que Existem” é uma excelente oportunidade para pais, educadores e crianças mergulharem em uma leitura que diverte e educa, celebrando a literatura infantil e o encontro de talentos do Acre e do Ceará.
Sobre os artistas
Manoela Queiroz Bacelar – Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará- UFC, Pós-graduação lato-sensu MBA em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Foi Conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará – OAB CE, triênio 2004/2006. Foi Membro do Conselho Estadual de Cultura do Ceará e do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará, triênio 2004/2006. Autora de artigos científicos e do livro “Tombamento: afetos construídos”, resultante de uma pesquisa sobre patrimônio cultural, pela editora IBDCult. Palestrante em eventos jurídicos. É vice-presidente da Fundação Edson Queiroz e também autora dos livros infantis “Vovó, Zefinha e eu” e “12 Coisas que a Criança Sabe que Existem”.
Fernando França – Nascido em Rio Branco, Acre, em 1962, é um talentoso desenhista, pintor e mestre em literatura brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Sua jornada artística o levou a participar de diversas exposições e mostras individuais e coletivas, no Brasil, Alemanha, França, Itália, Espanha, Dinamarca, Hungria, Portugal, Polônia e Cabo Verde. Reconhecido por sua excelência, recebeu prêmios significativos, como o 6º Prêmio CDL de Artes Plásticas em Fortaleza, Ceará, e o 1º Prêmio em Pintura em festivais culturais universitários. Atualmente desenvolve uma série intitulada “Encantes”, com trabalhos inspirados nas histórias e mitologia da Amazônia. A exposição dessa série aconteceu, recentemente, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, entre outubro e novembro de 2024.