O município de Sena Madureira agora é oficialmente a Capital Nacional da Castanha do Brasil. A Lei que concede o título foi sancionada nesta segunda-feira (28) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após aprovação no Congresso Nacional.
A proposta surgiu a partir do Projeto de Lei 2488/2023, de autoria do deputado federal Gerlen Diniz (PP-AC), atual prefeito de Tarauacá, e teve parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.
A escolha de Sena Madureira se apoia na importância econômica da castanha na região. O produto está entre os três mais exportados pelo Acre. Em 2022, as vendas da amêndoa renderam R$9,7 milhões, contribuindo para um superávit de R$5,2 milhões na balança comercial do estado.
O novo título reconhece o papel central do município na produção e no extrativismo da castanha, atividade que envolve comunidades tradicionais e fortalece a economia local. A lei entra em vigor na data da publicação.
Saiba mais
PL que propõe Sena Madureira como capital nacional da castanha no Brasil segue para o Senado