Com a projeção de R$ 1,7 trilhão em investimentos provenientes de fontes tanto públicas quanto privadas, o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi oficialmente lançado nesta sexta-feira (11), em uma solenidade realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e diversos ministros do governo.
Os principais propósitos do programa consistem em promover a geração de empregos e o aumento da renda, bem como em diminuir as disparidades sociais e regionais, e acelerar o desenvolvimento econômico do país. De acordo com as autoridades governamentais, as medidas contempladas pelo programa estão comprometidas com a transição para práticas ecológicas, a promoção de uma nova fase de industrialização, o crescimento acompanhado de inclusão social e a manutenção da sustentabilidade ambiental.
No Acre, 20 dos 22 municípios vão ser beneficiados com o novo PAC do Governo Federal, sendo esses Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasiléia, Acrelândia, Assis Brasil, Feijó, Senador Guiomard, Capixaba, Plácido de Castro, Tarauacá, Bujari, Epitaciolândia, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Porto Acre, Porto Walter, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira. Saúde, educação, ciência e tecnologia são umas das áreas em que o PAC vai contribuir para o Estado.
A principal novidade para os acreanos é a construção do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, construção essa esperada há anos. O projeto do HU está pronto desde 2017. Além do Hospital, a criação da nova Maternidade na capital também está entre as obras do PAC.
Ainda na área da saúde, o programa também vai beneficiar os municípios de Assis Brasil e Plácido de Castro com a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Investimentos em educação, ciência e tecnologia são uns dos principais alvos do Governo no novo PAC. No Estado acreano, grande parte das cidades do interior vão receber a criação de novas escolas e, também, a retomada da construção de algumas delas.
O ‘Minha Casa, Minha Vida’ também ganhou um grande espaço no Acre no programa. Na capital e no interior, a construção das residências vai ser retomada pelo Governo Federal nos próximos anos.