SOBRE FÉ E O CAMINHO A SEGUIR
Um aviso a quem chegou aqui agora: sou cristã, crente, Batista, missionária que mora em uma Base de Jocum, logo ando de fé em fé e com fé, porque a fé nunca falha e, portanto, minha cosmovisão é bíblica, cristocêntrica e embora respeite a religião e a opinião do outro, vivo aquilo creio, nem sempre pratico aquilo que creio, pois sou falha, mas não espero de mim qualquer atitude que me distancie do que me é mais caro: a fé no Deus Único e no seu filho Jesus Cristo.
Falar de fé pode ser complicado para muitos. Não é o meu caso. Não me envergonho do evangelho, apesar de, muitas vezes, me envergonhar do que muitos dizem, pregam e fazem em nome de Cristo.
Ser cristã está na minha essência. Não saberia viver de outra forma.
Certa vez ouvi Padre Fábio de Mello dizer que não saberia viver longe do sacerdócio, mesmo se sua profissão de fé não fosse cristã. Sempre lembro disso quando reflito sobre a questão. Tal como ele, jamais saberia viver longe da fé que professo. Mas, se por alguma circunstância cristã não fosse, a busca espiritual seria minha prioridade. E como Padre Fábio, não conseguiria viver longe da vida monástica.
Bem que tentei. Ao longo dos meus 50 anos não tão bem vividos assim, tentei, por algumas vezes, me distanciar do amor de Deus, da meditação diária, da convicção de não há lugar no mundo onde me encaixe que não seja nos braços do Pai.
Depois de bater cabeça e levar umas boas bordoadas da vida, entendi que seguir aquilo que o meu coração (sim, o meu coração, mais que a minha carne ou minha racionalidade) e meu espírito almejava desde a mais tenra infância (porque fui criada com mãe, tios, tias e primos cristãos e, portanto, na igreja), aceitei que meu caminho precisava ser remanejado, reorganizado.
E desde então, apesar das lutas, das adversidades e de um mundo cada vez mais distante do Senhor, da fé em Cristo, me aprofundei mais e mais na busca pelo Senhor e por uma vida monástica (não, não moro não monastério, pliss) que tem como sentido principal fazer aquilo que Ele espera de mim, não por obrigação, temor, medo de castigo ou qualquer coisa parecida, e sim porque isso que me faz feliz.
A fé dar sentido à minha nada mole vida.
Assim vou fortalecendo o espírito na certeza de Deus é Soberano, Pai, Fiel, Absoluto. Sabendo que quando sou fraca, sou forte, que não importa o caminho, o objetivo é andar com Cristo, para Cristo.
Em um mundo a fé é cada vez mais escassa, onde ser cristão pode ser, para muitos, motivo crítica, vergonha, atraso ou quaisquer outras palavras que o valham, escolho seguir de fé em fé, amando, esperando, crendo.
Até que Ele venha.
Bom dia, boa tarde, boa noite!
Carinhos meus,
Charlene