A acreana Jerusa Geber, maior medalhista brasileira da história em Campeonatos Mundiais de Atletismo Paralímpico, vai encarar novos ares no esporte adaptado. Aos 43 anos, a velocista se prepara para disputar seu primeiro campeonato mundial de paraciclismo, que acontece entre os dias 16 e 19 de outubro, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.
A atleta comentou sobre essa nova fase na carreira em entrevista à Agazeta.net, onde destacou que já havia começado os treinos nessa nova categoria e que agora está pronta para representar o Brasil oficialmente na modalidade.
Jerusa está entre as 13 convocadas pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), por meio do Departamento de Paraciclismo, para a disputa do certame que ocorrerá entre os dias 16 e 19 de outubro, no Rio de Janeiro. Jerusa disputará pela Classe B, ao lado de Carolina Barbosa (pilota).
“Fui convocada para o meu primeiro campeonato de paraciclismo mundial, que vai acontecer no Rio de Janeiro”, disse Jerusa, que iniciou os treinos na nova modalidade com o mesmo foco que a consagrou nas pistas.
Uma lenda do esporte paralímpico brasileiro
Jerusa fez história no último Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, disputado em Nova Déli, na Índia, ao conquistar sua 13ª medalha em mundiais e se tornar a atleta brasileira mais laureada da competição, superando Terezinha Guilhermina.
Ela é tetracampeã mundial dos 100 metros rasos na classe T11 (cegueira total) e segue determinada a continuar competindo em alto nível até os Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028.
“Quero o penta, o hexa… Até onde aguentar, eu quero ir”, afirmou ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
A transição para o paraciclismo representa um novo desafio em sua trajetória e, ao mesmo tempo, a chance de inspirar outros atletas com deficiência a explorarem múltiplas possibilidades dentro do esporte adaptado.
“Sempre deixo uma mensagem para os familiares incentivarem os jovens. O apoio no início é fundamental para que eles encontrem um caminho no esporte”, ressaltou Jerusa, reforçando o papel social que desempenha como referência nacional.
O Campeonato Mundial de Ciclismo de Pista Paraolímpico da UCI será disputado no Rio de Janeiro, reunindo os principais nomes da modalidade de todo o mundo. Jerusa será uma das representantes brasileiras no evento.
Com informações de Danniely Avlis



