O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) anunciou nesta terça-feira, 1º de abril, a abertura de um processo seletivo para cursos de qualificação profissional nas áreas de cabeleireiro, corte e costura, e manicure e pedicure. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), e a iniciativa prevê a oferta de mais de 300 vagas em diversos municípios do Acre.
Os cursos serão realizados de forma presencial ao longo de 2025 e são totalmente gratuitos. As aulas acontecerão nos Centros de Educação Profissional em diferentes cidades, incluindo o Campos Pereira, em Rio Branco; o CEFLORA, em Cruzeiro do Sul; o CEPT João de Deus, em Plácido de Castro; e o NEPT Tarauacá, no município de Tarauacá.
As inscrições para o processo seletivo já estão abertas e seguem até sexta-feira, dia 4 de abril. As candidatas interessadas devem se inscrever presencialmente no próprio município onde o curso será realizado. Entre as vagas disponíveis, há oportunidades para os cursos de corte e costura em Acrelândia, Brasiléia, Mâncio Lima e Sena Madureira, para cabeleireiro em Cruzeiro do Sul, Plácido de Castro e Rio Branco, e para manicure e pedicure em Epitaciolândia, Feijó e Senador Guiomard. A carga horária varia entre 160 e 400 horas, dependendo do curso escolhido.
Podem se inscrever mulheres cis e trans que tenham pelo menos 16 anos de idade e ensino fundamental incompleto. Para participar, é necessário preencher corretamente o formulário de inscrição e apresentar a documentação exigida. A seleção das candidatas será feita por sorteio público, que ocorrerá no dia 4 de abril, às 11h30, no local da inscrição. Serão sorteadas as vagas disponíveis para cada curso e, além disso, serão selecionados mais dez nomes para compor o cadastro de reserva. Caso o número de inscrições seja menor ou igual ao número de vagas ofertadas, todas as inscritas serão automaticamente aprovadas, sem necessidade de sorteio.
O resultado final será divulgado no Diário Oficial do Estado do Acre no dia 10 de abril. As candidatas classificadas terão um prazo de três dias úteis para efetivar a matrícula, apresentando documentos como RG, CPF, comprovante de endereço e certificado ou declaração de escolaridade. Quem não comparecer dentro do prazo será substituída por outra candidata da lista de espera.
Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no Diário Oficial (pág – 95) e nos locais de inscrição.