Recesso
Vereadores e deputados estaduais entram em recesso nesta semana. Como de praxe, os parlamentares correm para votar projetos de lei e entrar no recesso com a gaveta praticamente vazia.
Fora da pauta
Na Câmara Municipal, os vereadores já decidiram, não votarão dois projetos de lei considerados os mais polêmicos da Casa, o chamado Rio Branco Mais Limpa e a revisão do novo Plano Diretor, ficam para após o recesso do meio do ano.
Projeto I
O projeto Rio Branco Mais Limpa estabelece limites de instalação de outdoors na cidade, sob pena de multa de 20 UFs, o equivalente a R$ 2 mil, para quem descumprir a regra.
Tema de debate
O projeto já foi tema de debate entre prefeitura e representantes do ramo desse tipo de publicidade, mas deve voltar a ser discutido em audiência pública com a participação dos vereadores.
Projeto II
Já a revisão do Plano Diretor é uma adequação ao novo Código Florestal. Este projeto prevê transformar as vilas Albert Sampaio, Santa Cecília, Dom Moacir e Custódio Freire em perímetro urbano, o que permite, por exemplo, que os moradores desses locais sejam beneficiados com títulos definitivos.
Volta do recesso
A expectativa é que esses projetos sejam votados apenas no retorno do recesso, ou seja, em agosto.
LDO
Na Aleac, os deputados correm para aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), como determina o Regimento Interno da Aleac.
Fala sério!
O senador Jorge Viana (PT) avalia que o grande campeão do Mundial de futebol em 2014 foi o povo brasileiro. Isso é sério, senador?
Pessimismo
Em discurso nesta segunda-feira, 14, em Brasília, o vice-presidente do Senado também criticou o pessimismo pregado por grande parte da imprensa nacional antes do início da competição.
Nova fase?
Jorge Viana ressaltou a importância do legado deixado pela Copa, como os investimentos em infraestrutura e afirmou ainda que depois do sucesso da realização da Copa do Mundo, o Brasil inaugura uma nova fase com capacidade de sediar grandes eventos mundiais.
Em campanha
O candidato ao governo do Acre, Tião Bocalom, (DEM) nesta última semana, intensificou as caminhadas nos bairros da Capital. Por onde passa é bem recebido.
Como assim?
Mal se iniciou o período eleitoral de 2014 e já tem deputado sonhando com a presidência da Assembleia Legislativa. Que tal primeiro se reeleger?
Só que não
Pelos corredores da Aleac não se fala em outra coisa a não ser na vontade extrema do deputado Jamyl Asfury (PEN) em ser o novo comandante da Aleac.
Élson Santiago
Alguns deputados esquecem que o atual presidente da Casa, deputado Élson Santiago (PEN), também está na jogada. Se reeleito, provavelmente continuará no comando da Casa Legislativa.
Outro nome
Outro nome forte para assumir cargo é o deputado Ney Amorim (PT). Para se tornar presidente da Aleac, Jamyl tem que comer ainda muito arroz com feijão.
Bloqueado
O prefeito André Hassem está curtindo férias com a família e, enquanto isso, Epitaciolândia caminha rumo a um verdadeiro caos. O INSS já bloqueou os repasses de junho do FPM.
Isso é sério!
O Ministério Público esteve na prefeitura de Epitaciolândia investigando uma denúncia de que o prefeito André tirou passagens e diárias para ir a uma reunião da SUFRAMA e não apareceu em Manaus. São acusações sérias e que devem realmente ser apuradas a fundo.
Hoje
A Justiça Eleitoral realiza na tarde de hoje a primeira sessão para julgar as impugnações, mas não se sabe se os magistrados/relatores emitirão qualquer decisão sobre o registro dos candidatos impugnados, com base na lei ficha suja.
Impugnados
Na última sexta-feira, a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) impugnou 41 registros de candidatos e ainda emitiu parecer contrário a 63 pedidos das coligações que disputam o governo do estado, num universo de 628 pedidos de registro de candidaturas.