O Dia Internacional da Pessoa Idosa que acontece nesta terça-feira (1), será celebrado com um evento especial em Rio Branco. A “Manhã de Direitos”, organizada pelo Ministério Público do Acre (Mpac) em parceria com diversas instituições, será realizada no Sesc Bosque, das 7h30 às 11h30. O evento tem como objetivo oferecer informações e orientações sobre os direitos dos idosos, com foco em saúde, educação, assistência social e proteção legal.
O promotor de Justiça Daisson Teles destacou a importância de conscientizar a população idosa sobre seus direitos, para que possam exercê-los com segurança e dignidade. “Esse evento educativo é voltado para pessoas acima de 60 anos e contará com diversas atividades informativas. O objetivo é fortalecer o conhecimento dos idosos, permitindo que eles exijam o cumprimento dos seus direitos”, afirmou o promotor.

Durante a entrevista, o promotor também destacou as frequentes denúncias de abusos contra idosos, e os diversos canais para que essas denúncias sejam feitas, incluindo o Disque 100, as ouvidorias do Ministério Público e da Defensoria Pública, além da Delegacia Especializada do Idoso e dos Conselhos Estadual e Municipal do Idoso de Rio Branco.
Outro ponto abordado por Teles foi a inversão de papéis na responsabilidade familiar. “Quando crianças, os pais têm a obrigação moral de sustentar os filhos. Na velhice, essa obrigação se inverte, cabendo aos filhos garantir o sustento e o cuidado dos pais. Negligenciar essa responsabilidade pode ser considerado crime, inclusive podendo ser exigido o pagamento de pensão alimentícia para o idoso”, explicou.



