Durante participação no programa Gazeta Entrevista, da TV Gazeta, nesta quinta-feira, 6, o senador Márcio Bittar (União Brasil) afirma que a manifestação ocorrida em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023 não foi uma tentativa de golpe de estado: “Isso para mim é uma fake news“.
Em conversa sobre o 8 de Janeiro, Bittar mencionou que a oposição derrotou o governo do presidente Lula (PT) que estava “em uma tentativa de criar uma forma de censura”, nas palavras do senador. De acordo com ele, a população compreendeu errado sobre a motivação de ir contra o que era proposto.
“Muita gente interpretou como “Então pode fazer fake news?”. Não, não pode fazer. […] O problema é a vírgula. Então, a fake news passa a ser criminalizada. Quem vai dizer que é mentira? Esse Supremo (Tribunal Federal) que está aí? Para mim, ele faz uma fake news quando atesta que houve uma tentativa de golpe de estado no dia 8″, diz o senador.
Além disso, ele volta a afirmar que não vai votar em nenhum projeto que possa criar tipos de controle sobre os veículos de comunicação. Disse, ainda, que o ocorrido no dia 8 de Janeiro em 2023 em Brasília foi um ato de pessoas que não gostaram do resultado das eleições.
“Eu vou votar contra qualquer tipo de situação que possa criar algum tipo de controle sobre a mídia nunca terá meu apoio. Quem vai dizer que é mentira? Vou repetir: é esse Supremo que diz que teve uma tentativa de golpe de estado? Isso para mim é uma fake news. Foi um ato de pessoas que não gostaram do resultado das eleições”, ressalta Bittar.