Objetivo é amparar e informar as grávidas nesta situação
Maternidade Bárbara Heliodora cria grupo de atenção à saúde às grávidas de alto risco. A iniciativa visa preparar as gestantes tanto para o parto, quanto para o pós parto.
De acordo com o Ministério da Saúde, a gestação de alto risco atinge em média 15% das gestantes. Problemas desencadeados na gravidez como: hipertensão, diabetes, infecções e doenças do coração e do aparelho circulatório caracterizam gravidez de alto risco.
Com objetivo de amparar e informar as grávidas nesta situação, a maternidade Bárbara Heliodora criou o grupo Doce Espera. Segundo a diretora da maternidade Lorena Seguel, a iniciativa visa também, preparar as mulheres tanto para o parto quanto o pós parto. “Durante o parto, é pra tirar esse medo de ela ser gestante de alto risco e ter complicações, depois e aprender a lidar com o bebê que pode nascer com baixo peso ou algum outro problema que ela possa enfrentar”, disse.
Na maternidade os casos mais comuns de gravidez de risco, estão ligados a pressão alta, diabetes, toxoplasmose e extremos de idade, ou seja, menores de 15 anos e maiores de 35 anos. Francilene Felix tem 38 anos e espera o quarto filho. Ela afirma que precisa redobrar os cuidados por que está com hipertensão e princípio de diabetes. Considera importante participar do grupo para ter uma gestação mais tranquila. “Esse grupo é importante pra gente se orientar”, opinou
O tema da palestra do primeiro encontro do grupo foi: A importância do pré natal e mudanças fisiológicas na gravidez. Outros assuntos de saúde serão discutidos durante as próximas 7 semanas, período de duração de cada grupo.