A abertura do ano letivo de 2022 ocorreu na escola Sheyla Maria Mendes, no Conjunto Tangará
A Rede Municipal de Educação de Rio Branco retornou nesta segunda-feira (21) às aulas presenciais. A abertura do ano letivo de 2022 ocorreu na escola Sheyla Maria Mendes, localizada na rua Edmundo Pinto, no Conjunto Tangará.
Apesar desse retorno, os professores da rede municipal estão de greve desde do dia 24 de fevereiro. O vice-presidente do Sindicato dos Professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Acre (Sinproacre), Edileudo Rocha, explica o principal motivo que os levou a essa ação.
“O parcelamento do piso dos professores de três vezes, uma parcela em abril de 2022, outra em janeiro de 2023, e junho de 2023. Um total de 1 ano e 4 meses, mediante a isso, a categoria não aceita esse parcelamento, e por isso, foi deliberado a greve”, explicou.
Com isso, a Secretária Municipal de Educação, Nabiha Bestene, afirma que no atual momento não é possível identificar quantos escolas retornaram às atividades.
“Nós gostaríamos que todas as escolas voltassem, mas nós não sabemos ainda mensurar quantas não estão aqui, mas a gente conclama que eles voltem ao recinto, que é o lugar que eles labutam dia a dia com todas as crianças, com todos os colegas”, disse Nabiha.
A secretária também afirma que as negociações não foram encerradas. “Temos propostas, e vamos continuar com as nossas propostas. O importante é que retornem, para que não atrase o ano letivo, as férias dos professores. Após isso nós vamos mensurar escolas não voltaram e vamos aos ó e nos orientam para que a gente prossiga”, conclui.
Com informações de Márcio Souza