O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na última quinta-feira (13) o projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que vai retomar o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. O Governo Federal vai contemplar o Acre com a construção de mil unidades habitacionais.
A notícia não beneficia apenas as famílias que serão contempladas, como também o setor da construção civil, devido à retomada das obras de casas populares. Além das famílias que já aguardam a Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (SEDUR), deve levar em conta a redução do déficit habitacional no interior do estado e as vítimas das últimas enchentes.
“Nós fizemos a nossa parte com o cadastro, apresentamos a proposta de 1.600 casas enquanto pleito nós diversos municípios a depender da disponibilidade de terreno regular, pois é um condicionamento importante. Agora, nós estamos esperando análise da Caixa, que é responsável pela análise aqui pelo âmbito legal para nós dar a retorno dessa quantidade”, explica o diretor técnico da SEHURB, Leonardo Neder.
No bairro Jequitibá, em Rio Branco, mais 19 unidades estão sendo construídas e devem se entregues as pessoas com deficiências, com doenças crônicas incapacitantes, idosos, mulheres que foram vítimas de violência doméstica e que estão em aluguel social. Ao total, são mais de R$ 1,3 milhão de investimentos de recursos próprios do Governo do Estado.
O Governo do Acre também foi autorizado pela Assembleia Legislativa do Estado (Aleac), a contratar um financiamento junto a Caixa econômica federal, para a construção de mais 383 unidades no Conjunto Cidade do Povo.
“Nós temos um parque de infraestrutura muito robusto implantado na Cidade do Povo, em que temos equipamentos públicos, escolas, hospitais, infraestrutura urbana pronta e subaproveitada e com terrenos regulares. Foi decisão do Governador e do Secretário para que a gente aproveitasse, e não deixasse esse bairro em uma condição de decadência. A Cidade do Povo está sendo resgatada. Temos 383 em fase de licitação para a execução com recursos próprios do Estado”, finaliza Neder.
Até o final do mandato com o apoio da bancada federal, o atual Governo pretende entregar 4 mil casas às famílias acreanas.
Com informações do repórter Marilson Maia para TV Gazeta