A Justiça do Acre condenou o motorista Talisson Duarte a pagar indenização por danos morais e materiais à jovem Rayane Xavier, única sobrevivente do acidente ocorrido na Via Verde, em Rio Branco, que deixou três mortos em abril de 2025. A decisão é do Juizado Especial, e o valor da indenização ultrapassa R$ 30 mil. O processo criminal continua em tramitação.
Rayane conta que ainda convive com traumas físicos e psicológicos desde o acidente. Segundo ela, atividades simples, como se deslocar de carro, se tornaram difíceis.
“Eu travo. Vêm muitas memórias ruins daquele dia, da chuva… é muito triste a situação que eu venho passando”, relatou.
Além de Rayane, morreram no acidente Márcio Pinheiro da Silva, Fábio Farias de Lima e Carpegiane Lopes. Ao final do inquérito policial, o motorista foi indiciado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. A investigação, porém, não conseguiu estabelecer a velocidade exata da caminhonete nem esclarecer pontos relacionados à abordagem da PRF e ao teste do bafômetro.
Quase nove meses após o acidente, a ação criminal continua em andamento, e o motorista responde em liberdade. Para Rayane, a indenização reconhece parte do sofrimento, mas ela reforça que ainda luta por justiça.
“As pessoas acham que não existe direito à indenização porque eu não morri. Mas houve dor, houve sofrimento. Fiquei mais de dois meses sem levantar da cama. Até hoje estou em tratamento”, disse.
Ela afirma que agora a expectativa está nas mãos do Ministério Público.
“Não vai reparar nenhum dano. Mas queremos ter a certeza de que ele será julgado da forma correta. Perder alguém não é fácil”, desabafa.
Situação judicial
A decisão que determinou a indenização ainda cabe recurso. O Ministério Público deve analisar a tramitação do caso criminal e os próximos passos do processo.
Com informações de João Cardoso, para a TV Gazeta.



