O fato ocorreu no dia 13 de abril, mas as imagens começaram a ser divulgada nesta última semana
Uma mulher ainda não identificada, entrou em trabalho de parto e deu à luz em um colchonete no chão de uma sala da maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, no dia 13 de abril desse ano. Apesar de ter mais de um mês, as imagens começaram a ser divulgada nesta última semana.
Segundo a diretora-geral da maternidade Bárbara Heliodora, Laura Pontes, toda assistência médica foi oferecida a mulher.
“Queremos informar que sim, tivemos o conhecimento desse parto, que o mês de abril está sendo atípico, muitas mulheres em trabalho de parto. A gestante foi trazida a um ambiente mais próximo e calmo (setor Doce Espera) e assistido o parto com a assistência possível, com profissionais capacitados e mantida a privacidade da paciente, garantindo o mínimo de conforto possível”, informou.
Confira a nota na íntegra
Queremos informar que sim, tivemos o conhecimento desse parto, que o mês de abril está sendo atípico, muitas mulheres em trabalho de parto nos buscam e somos uma maternidade criada com uma estrutura para atender uma população bem menor que a atual e por conta disso o governo busca, nesse momento, construir uma outra com melhor estrutura e capacidade de atendimento.
Que nossa maternidade é pública e acolhe todas as mulheres que nos buscam e o atendimento foi assistido por profissionais experientes.
Que o momento do parto não espera e que ao ser identificado como iminente a gestante foi trazida a um ambiente mais próximo e calmo (setor Doce Espera) e assistido o parto com a assistência possível, com profissionais capacitados e mantida a privacidade da paciente, garantindo o mínimo de conforto possível.
Queremos enfatizar que o processo de humanização envolve o acolhimento, a assistência a atenção, a naturalidade com que ocorre o parto e que nunca será impedido de ocorrer, quando chegar o momento certo! Foi o que aconteceu e que, por vezes, acontece nos lares e tantos outros lugares. Nós estamos de braços abertos a todas as gestantes. Nossos profissionais são competentes e preparados para atendê-las e estamos a cada dia buscando melhorar a estrutura e as condições de atendimento. Temos certeza que melhoraremos!
Laura Pontes, diretora-geral da Maternidade Bárbara Heliodora