Muito se fala sobre empoderar mulheres, mas esquecemos de um detalhe: isso só se torna real, quando se torna coletivo.
O empoderamento acontece quando ocupamos lugares na sociedade que tem voz de decisão! Ele acontece quando você apoia outra mulher em uma situação difícil ou o seu empreendimento. Ele ocorre quando alimentamos o poder social umas das outras.
É esse o real sentimento do empoderamento feminino: mulheres que apoiam as iniciativas de outras mulheres! E dentro desse movimento (que vem crescendo cada vez mais) temos o MEDO… A emoção que mais ronda a vida de uma mulher, desde pequena, não só em situações perigosas, mas crescemos com medo de não conseguir fazer o que precisamos.
Passamos a vida toda tentando permanecer no meio-termo: use maquiagem, mas não muito… Seja magra, mas tenha o corpão… Trabalhe fora, mas também seja dona de casa e mãe. Todas essas imposições sociais atrapalham o crescimento, o processo de liberdade de uma mulher. Cria-se a sensação de que nunca poderemos tudo, será sempre o mínimo.
O medo é a arma mais perigosa, usada para controlar a mulher. E é justamente nesse ponto que o empoderamento se torna tão importante para nós: é o nosso passaporte para uma vida livre de verdade!
Não significa que o medo não vai mais existir, mas significa que agora temos um coletivo e que JUNTAS podemos combatê-lo. Enfrentamos o medo quando apoiamos o negócio de uma amiga, quando ouvimos e falamos sobre as dores umas das outras, quando enfrentamos aquilo que nos oprime, quando mesmo em meio às feridas emocionais, enfrentamos e não cedemos, seguimos em frente, em busca dos nossos sonhos, desejos e propósitos.
E eu te provoco para uma reflexão: o que você, mulher, tem feito pelo nosso coletivo?