Os out doors estão na mira da regulação
A nova lei que estabelece as regras de propaganda em Rio Branco nem foi aprovada na Câmara de Vereadores e já criou alguns impasses. A Prefeitura vai exigir das empresas que os out doors sejam colocados em estruturas de ferro concretadas ao solo.
Uma base dessas custa R$ 17 mil. E a partir da aprovação da lei, os empresários do setor terão 6 meses para fazer a troca das antigas estruturas de madeira pelas bases de ferro. Segundo o vereador Gabriel Forneck, relator do projeto, a prefeitura quer evitar os acidentes, principalmente quando há ventos fortes.
O parlamentar explicou que as empresas querem dois anos para se adaptar. Por isso, o projeto ainda não foi votado. “Todos os pedidos dos empresários estão sendo analisados. Não queremos cometer injustiças, mas, apenas organizar esse mercado da propaganda”, ressaltou.
A nova lei chamada de “Cidade limpa” deve ser votada na Câmara até o dia 20 de dezembro, quando começa o recesso dos vereadores. Além da mudança da estrutura dos out doors, a Prefeitura quer reduzir a poluição visual. Em muitos pontos, a visão é completamente tomada com tanta propaganda.
A Prefeitura quer limitar 3 outdoors no mesmo espaço. As propagandas terão que ficar 100 metros de distância uma das outras. A lei também vai trazer regras para as placas, fachadas, faixas e letreiros das lojas.