Expectativa é de que três mil pessoas procurem se vacinar durante a semana
Iniciou na última segunda-feira, 24, o mutirão de vacinação contra a covid-19 na capital acreana. O evento vai até a próxima sexta-feira, 28, e é realizado em frente ao Palácio Rio Branco, das 16h às 20h. No primeiro dia, foram aplicadas 585 doses de vacina contra a covid-19, 524 doses de reforço, 28 da primeira dose e 23 da segunda. Pessoas com mais de 30 anos foram os que mais buscaram se vacinar nesse primeiro dia. A expectativa do Programa Nacional de Imunização (PNI) estadual é de que aproximadamente três mil pessoas procurem os imunizantes durante a campanha.
O objetivo do governo é oferecer à população acesso às vacinas num ponto central da cidade, para facilitar a imunização. A população alvo são os trabalhadores que têm suas jornadas ao longo da manhã e da tarde, que dispõem de pouco tempo para completar o esquema vacinal.
Para a secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano, os mutirões são importantes para controlar a pandemia e manter a população acreana segura: “Pedimos que a população venha complementar sua vacinação, visto que as internações têm sido, em grande parte, dos pacientes não vacinados. Escolhemos esse horário, 16h às 20h, pois é quando as pessoas estão saindo do trabalho e podem nos procurar para complementar seu esquema vacinal”, afirma.
Para se vacinar durante o mutirão é necessário ter em mãos documento de identificação oficial com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a carteira de vacinação.